Na hora de optar pela cirurgia de reversão de vasectomia, a principal dúvida dos pacientes é se as chances de sucesso são boas. A resposta é sim, mas depende de muitos fatores que são avaliados em consulta com o casal.

O homem pode recuperar a fertilidade e ser novamente pai com o procedimento, mas antes, há necessidade de avaliação do homem e de sua parceira. Falaremos um pouco do processo no post abaixo para que você o conheça detalhadamente o processo e possa fazer uma opção consciente.

Fatores que podem comprometer a cirurgia de reversão de vasectomia

Há diversos fatores que comprometem o sucesso de uma cirurgia para reversão de vasectomia. Antes de considerar fazer a cirurgia, o paciente e sua parceira precisam passar por consulta e alguns exames, a fim de atestar ou não as chances de respostas positivas.

O tempo de operado é um desses fatores. Quanto menor o tempo de vasectomia melhor a taxa de sucesso e mesmo homens com mais de 15 anos vasectomizados têm cerca de 75% de sucesso na cirurgia e a gravidez dependerá das condições de fertilidade da esposa.

A saúde reprodutiva da parceira também precisa ser analisada. Mulheres perdem a capacidade de engravidar com o passar dos anos. Antes de o homem passar pelo procedimento, a verificação das condições das trompas e da reserva de óvulos também é feita na companheira, a fim de atestar a possibilidade de gestação.

Escolha profissionais especializados

Uma cirurgia para reversão de vasectomia bem realizada depende de sua escolha por bons profissionais e clínicas especializadas; isso garantirá o sucesso da cirurgia e a boa recuperação do paciente. Bons profissionais detêm de um excelente conhecimento dos procedimentos adotados além de centenas de casos já tratados para esse tipo de procedimento.

A técnica microcirúrgica garante a qualidade e bons resultados na reversão de vasectomia sendo a única técnica recomendada, além de ser um procedimento pouco invasivo. O médico utiliza microscópio cirúrgico que permite uma visão amplificada de até 40 vezes. As suturas acabam por ser bem mais precisas, assim como a reconstrução das extremidades separadas na vesectomia.

Acompanhamento pós-cirúrgico

A cirurgia não termina com a alta do paciente. Principalmente nos primeiros dias, alguns cuidados são importantes para que a reversão de vasectomia seja um sucesso. É preciso seguir as orientações médicas de forma criteriosa.

O urologista solicita o espermograma, após o primeiro mês para verificar o sucesso do tratamento.

Você viu acima que escolher bons profissionais é fundamental para ter mais chances de sucesso na sua reversão de vasectomia. A Clínica Paih possui um corpo clínico de primeira linha, com médicos reconhecidos. Marque sua consulta conosco! Se ainda tem dúvidas sobre o procedimento, deixe sua pergunta nos comentários.