Saúde Sexual do Homem

Problemas que afetam a saúde sexual do homem incluem tanto questões médicas quanto psicológicas, mas os tratamentos evoluíram muito a ponto de possibilitarem uma vida sexual ativa e feliz. Uma complexa relação entre os sistemas nervoso, cardiovascular, hormonal, fatores psicológicos e locais penianos rege a função sexual normal. Esse complexo sistema pode sofrer influências de fatores como estresse, doenças sistêmicas ou medicamentos tomados pelo paciente. A capacidade de manter uma vida sexual saudável interfere diretamente na qualidade de vida e autoestima dos homens. Entretanto, muitos pacientes têm dificuldade em procurar ajuda médica para trata-los. No Brasil o paciente demora em média quatro anos entre começar a apresentar alterações de sua função sexual e procurar ajuda de um profissional. O melhor entendimento da fisiologia da resposta sexual masculina e da fisiopatologia da disfunção sexual levou ao surgimento de tratamentos cada vez mais eficazes e seguros. Por sua vez o lançamento dos medicamentos que facilitam a ereção aumentou a consciência dos médicos e pacientes para um assunto que durante décadas foi tabu. Quando o paciente apresenta algum problema é importante informar que a disfunção sexual masculina é uma condição médica bastante comum e que existem várias modalidades de tratamento. A avaliação psicológica, por exemplo, é uma das etapas na investigação da causa da disfunção e também pode auxiliar o tratamento. Esta avaliação inicial pode ser feita pelo próprio urologista que tenha vivência no assunto durante a consulta inicial. Por outro lado, a descoberta de medicamentos efetivos, seguros, administrado por via oral e que oferece resposta a variados problemas mudou a rotina de tratamento, passando a ser a primeira opção de médicos e paciente. Veja mais tratamentos relacionados à saúde sexual, como disfunção sexual, disfunção erétil, ejaculação precoce e doença de Peyronie. Ou fale conosco, nossa equipe não faz piada, não julga comportamentos e é altamente especializada em ajuda-lo a ter uma plena saúde sexual.

As causas para não se levar uma vida sexual saudável está normalmente associada à disfunção sexual, que podem ser de quatro tipos: Alterações do desejo (libido), Disfunções ejaculatórias (ejaculação rápida; ejaculação retardada; anejaculação ou ejaculação retrógrada), Alteração do orgasmo (anorgasmia) ou Disfunção erétil.
A baixa saúde sexual pode ser um sinal de outras doenças, como diabetes, hipertensão, dislipidemia ou doença coronariana.
O medico urologista com vivência no assunto é apto a avaliar a origem dos problemas relacionados à disfunção sexual, sugerindo os tratamentos. A avaliação psicológica é uma das etapas da investigação. A descoberta de medicamentos efetivos, seguros e administrado por via oral também mudou a rotina de tratamento.
Saúde Sexual do Homem

Causas

A causa para não se levar uma vida sexual saudável está normalmente associada à chamada disfunção sexual. As disfunções sexuais masculinas são divididas em quatro tipos:

  • Alterações do desejo (libido);
  • Disfunção erétil;
  • Disfunções ejaculatórias (ejaculação rápida; ejaculação retardada; anejaculação ou ejaculação retrógrada);
  • Alteração do orgasmo (anorgasmia);

Saúde Sexual e outras doenças

O medico urologista com vivência no assunto é capaz de avaliar a origem dos problemas relacionados à disfunção sexual, sugerindo os tratamentos. A disfunção sexual pode ser um sinal de outras doenças, como diabetes, hipertensão, dislipidemia, e doença coronariana, e pode ainda dificultar a aderência do paciente a um tratamento de outra doença mais grave. Por exemplo: Dificilmente um paciente com disfunção sexual irá tomar um anti-hipertensivo ao ler na bula do medicamento que este pode piorar sua função sexual.

Saúde Sexual do Homem
Saúde Sexual do Homem

A função sexual deve constar da história clínica do paciente. Da mesma forma que se pergunta sobre todas outras funções do paciente (como: toma algum medicamento? Já foi operado alguma vez? O senhor urina bem? Como está o seu hábito intestinal? etc.). O paciente precisa compreender que é um assunto sério e que o médico está disposto a encarar a questão desta maneira. Perguntas específicas sobrea saúde sexual deveriam incluir: Como está sua ereção ultimamente? Conte-me como vai o seu desempenho sexual. Alguma queixa do ponto de vista sexual?