A busca para reverter a vasectomia tem aumentado cada vez mais. Um homem que passou pelo procedimento pode decidir ter um novo filho. Isso pode acontecer por causa de um novo relacionamento, por exemplo.

Há diversas questões que precisam ser analisadas antes de você a considerar fazer a cirurgia de reversão da vasectomia e queremos conversar sobre elas. Buscamos as principais causas que trazem pacientes para nossos consultórios e mostramos neste post. Veja.

Todo homem pode fazer?

Infelizmente não. Reverter a vasectomia requer algumas condições e o urologista precisa analisar primeiro. A possibilidade está ligada a fatores, como por exemplo:

  • Doenças associadas;
  • Fertilidade da parceira
  • Agentes gonadotóxicos.

Agora vamos ver a influência de cada um deles na sua cirurgia.

É preciso avaliar também a parceira

O processo de concepção não depende apenas do homem. Na hora de reverter a vasectomia, a parceira também precisa ser examinada. A infertilidade conjugal é um problema que afeta muitos casais e precisa também ser discutida antes da cirurgia.

Caso a parceira do paciente apresentar problemas de saúde, a cirurgia não terá efeitos positivos para o casal. O médico considerará quadros como a obstrução tubária, pouca produção de óvulos ou até mesmo a falência desses, etc.

Saúde em dia e fatores prognósticos negativos

O paciente pode ter problemas de saúde que contra indiquem a cirurgia, porém somente deixaremos de operar portadores doenças muito descompensadas. A Hidrocele (acúmulo de líquido na bolsa),quando presente, é um sinal de mau resultado da reversão.

Nesse caso, o paciente não está impedido de reverter a vasectomia, mas ele precisa tratar dessas doenças antes. O urologista certamente apontará cada uma delas nos exames pré-operatórios e orientará sobre a melhor forma de saná-las.

Gonadotóxicos

A presença de agentes gonadotóxicos, citados em outros artigos, reduzem a produção de espermatozoide, fazendo com que a reversão da vasectomia seja comprometida.

Se identificou com algum dos casos acima? Se você tem a sua saúde em dia e está dentro da faixa etária favorável, as chances de reverter a vasectomia com resultados positivos são grandes! A Clínica Paih tem um corpo clínico com ótimos urologistas. Venha fazer seu tratamento conosco! Marque sua consulta hoje mesmo!