Você sabia que 40% dos casos de infertilidade são de homens? Os dados foram divulgados pelo Ministério da Saúde e só apontam um crescimento desse número. Há tratamento para infertilidade masculina, mas infelizmente a quantidade de pacientes que busca essa solução ainda é baixa.
A infertilidade masculina dá para ser revertida e nós mostraremos como isso é possível neste post. Se você tem dúvidas ou insegurança sobre o assunto, chegou o momento de colocar o tabu de lado e buscar a melhor solução. Entenda.
Principais causas da infertilidade masculina
Falar das causas da infertilidade masculina já dá uma boa direção ao paciente sobre o que ele precisa para tratar o problema. A causa mais comum é a Varicocele, que consiste na dilatação das veias do saco escrotal. Ainda assim, existem outras razões que aumentam as chances de infertilidade em homens:
- Ausência de hábitos de vida saudáveis;
- Problemas ambientais como poluição do ar ou baixa qualidade da água consumida;
- Disfunções hormonais;
- Infecções;
- Consumo de bebidas alcoólicas com frequência e em grande quantidade;
- Cigarros;
- Drogas como maconha e cocaína;
- Baixa produção de espermatozoides.
Diagnóstico
É indicado buscar a ajuda de um especialista para diagnosticar e iniciar o tratamento para infertilidade masculina mais indicado. O médico mais indicado para esse caso é o Urologista. Esse é o profissional mais capacitado para analisar e examinar disfunções na saúde sexual do homem.
Em casos de infertilidade conjugal, o casal pode buscar primeiro a ajuda de um ginecologista. Lembrando que só é considerado infertilidade conjugal se o casal tenta há pelo menos 1 ano engravidar e não tem sucesso.
O diagnóstico é feito primeiramente com um espermograma, exame que contabiliza o fluxo de espermatozoides em cada ejaculação. Além do exame de laboratório, o paciente passa por uma entrevista para o médico conhecer mais dos seus hábitos e histórico familiar. Além desses exames ainda há o Teste da Estrutura da Cromatina do Espermatozoide (TECE) e um exame imunológico.
Sendo diagnosticada de fato, o urologista encaminhará o paciente para o melhor tratamento para infertilidade masculina.
Tratamento para infertilidade masculina
Dependendo das causas e do histórico do paciente, diferentes tipos de tratamento para infertilidade masculina são indicados.
Muitas das complicações dessa categoria podem ser resolvidas com uso de medicamentos, que é o tratamento clínico para infertilidade masculina mais comum. Citamos aqui os casos onde a infertilidade foi causada por infecções, por exemplo.
O médico também pode indicar um tratamento hormonal. Nessa situação, o paciente faz uma espécie de reposição hormonal por um período pré-estabelecido pelo urologista com a finalidade de regular a produção de espermatozoides.
Em casos onde o paciente apresenta Varicocele, a cirurgia será o tratamento mais indicado. É feita uma ligação dos vasos dilatados, permitindo um fluxo normal do sangue e a reversão da infertilidade masculina.
Agora que você descobriu qual o melhor tratamento para infertilidade masculina, o que acha de consultar um especialista para resolver esse problema. Entre em contato com nossa equipe para marcar uma consulta ou tirar mais dúvidas sobre o assunto!
Deixar um comentário