O ginecologista é o profissional de triagem da infertilidade conjugal, uma vez que a maioria das consultas por essa causa vem por queixa feminina. O desejo da concepção é historicamente ligado à mulher, que é quem primariamente tem mais atenção a esse assunto.

Cabe ao ginecologista investigar o fator feminino(causa feminina da infertilidade) e solicitar uma avaliação urológica ao parceiro da paciente com o objetivo de fazer a investigação conjunta antes de pedir a investigação completa para a mulher com o objetivo de racionalizar o uso de exames diagnósticos.

Qual a diferença na fertilidade feminina e masculina?

A mulher nasce com um número de óvulos prédeterminado nos ovários(estoque) que vai sendo utilizado a cada ciclo menstrual ao longo da vida, independentemente de gravidez ou uso de pílula. Dessa forma os óvulos das mulheres sofrem mudanças (envelhecem) com o passar da idade.

O homem produz espermatozoide diariamente enquanto os componentes do eixo hipotalâmico-gonadal estiverem saudáveis e a saúde global estiver boa. Existe evidência da alteração do material genético do gameta masculino (espermatozoide) como resultado do processo de envelhecimento global, porém sem a mesma importância que a idade determina para as mulheres.

Quem tem mais responsabilidade na infertilidade conjugal, homens ou mulheres?

O fator masculino (causa de infertilidade que vem do homem) é tão importante quanto o feminino como causa da infertilidade conjugal incidindo em até 50% dos casais de forma isolada ou em associação com fator feminino, portanto pesos iguais!

Como avaliar a fertilidade conjugal?

A avaliação do potencial reprodutivo masculino é realizada através da história clínica avaliando o tempo de infertilidade conjugal, existência de antecedentes de causas conhecidas de infertilidade masculina, exame físico e alterações na análise seminal.

Com esses dados podemos saber se existe a dificuldade de engravidar a parceira, qualquer problema de saúde que possa interferir na fertilidade, produção de espermatozoides e qual a qualidade seminal.

Mesmo assim essa avaliação não é exata, pois o processo de fertilização é complexo, envolve particularidades de cada um dos parceiros e, principalmente, a interação entre ambos.

No caso de dúvidas procure um profissional qualificado e experiente na área.