É muito comum que homens que passam por determinados tratamentos médicos coloquem sua fertilidade em risco. Por isso, muitos procuram o congelamento de sêmen, um procedimento seguro que ajuda a preservar sua fertilidade.

O congelamento de sêmen é cada vez mais utilizado – e se você está pensando sobre o tema, é hora de conferir este artigo especialmente produzido pela Paih. Aqui, você encontra tudo o que você precisa saber sobre o congelamento de sêmen. Confira!

Porque um homem deve fazer o congelamento de sêmen?

Quando o homem precisa passar por alguma situação que coloque sua fertilidade em risco, como cirurgias ou profissões de risco, o congelamento de sêmen é uma boa alternativa. Geralmente, os candidatos para este procedimento são aqueles que estão em idade reprodutiva e o sêmen fica armazenado em uma temperatura de -196º C.

O sêmen pode ficar congelado por quanto tempo?

Quando as amostras são criopreservadas elas podem ser armazenadas por tempo indeterminado. Há relatos de gestação com amostras congeladas por 28 anos. 

O congelamento de sêmen preserva cerca de 50% da amostra coletada – uma taxa que pode variar a cada coleta. No entanto, sua capacidade de fertilização não é afetada.

Como é feita a coleta do sêmen que será congelado?

Essa é uma dúvida comum entre os homens. Quem deseja fazer o congelamento de sêmen não precisa passar por nenhum procedimento invasivo – a coleta é realizada por meio de masturbação, pelo próprio paciente e em sala isolada. Em alguns casos, a amostra também pode ser coletada por meio de vibroestimulação ou recuperação cirúrgica. 

A recomendação dos especialistas é que essa coleta seja de 3 amostras, pois como existe uma queda de motilidade durante o processo de congelamento e descongelamento, esse total garante que haja mais chances de obter a gestão futuramente.

Antes de ser congelado, o sêmen passa por um processo de avaliação, como volume, concentração de espermatozóides, motilidade e morfologia espermática. O paciente recebe um relatório com todos os resultados dos testes.

O sêmen congelado pode ser utilizado em qualquer pessoa?

Não. Esse procedimento só ocorre quando há uma autorização por escrito e com firma reconhecida pelo dono do sêmen. Caso contrário, ele só pode ser utilizado com seu consentimento.

Em caso de óbito, uma resolução do Conselho Federal de Medicina recomenda que haja um documento por escrito sobre qual será o destino do sêmen. 

Como funciona a utilização do sêmen congelado?

A utilização das amostras são para tratamentos de reprodução assistida, como inseminação intrauterina, fertilização in vitro ou injeção intracitoplasmática de espermatozóide. Com isso, é possível ter boas taxas de sucesso de gestação. 

Aqui na PAIH, você encontra toda orientação sobre o congelamento de sêmen, além das técnicas de reprodução assistida. Todas as amostras de sêmen congelado são identificadas, assegurando a precisão e confiabilidade do tratamento. 

Se você deseja realizar o sonho de ter um filho, conte com os nossos serviços. Possuímos uma estrutura completa para te atender, com um corpo clínico totalmente especializado no assunto. Agende agora a sua consulta!