Muito se fala em saúde da mulher, mas pouco se fala em saúde do homem. Precisamos, porém, falar sobre o tema. É muito importante que o homem tenha cuidado com sua saúde, pois ela interfere diretamente no bem estar e na qualidade de vida. A saúde sexual masculina, especificamente, envolve diversos sistemas corporais e mentais, resultando em uma complexa interação que pode ainda sofrer a influência de fatores externos, como estresse, doenças e medicamentos.

Nós da PAIH temos uma equipe especializada no cuidado em saúde sexual e reprodutiva masculina, oferecendo diversos tratamentos que lidam com questões médicas e psicológicas, possibilitando uma vida sexual ativa e feliz.

Esses são os segmentos nos quais nos especializamos, trazendo os melhores e mais modernos tratamentos em saúde do homem até você.

Preservação da Fertilidade

A preservação da fertilidade masculina envolve hábitos de vida como alimentação, uso de drogas, e exposição a certas toxinas e/ou a alguns fatores ambientais.

Congelamento de Sêmen

Em alguns casos específicos pode ser necessária uma intervenção clínica para a manutenção da fertilidade, através de criopreservação ou congelamento de sêmen, que é basicamente o congelamento em nitrogênio líquido de espermatozóides obtidos por masturbação ou por método alternativo de coleta.

As amostras obtidas são mantidas em banco de sêmen para uso futuro associado ao uso de técnica de reprodução assistida. Uma avaliação para a correta indicação é fundamental.

Reprodução Assistida

A reprodução assistida envolve procedimentos técnicos realizados por médicos especializados, para tornar viável a gestação em mulheres, quando o casal apresenta dificuldades de engravidar.

Três principais técnicas de reprodução assistida são normalmente empregadas para ajudar o casal a engravidar: Inseminação Intrauterina, Fertilização “In Vitro”, e Injeção Intracitoplasmática de Espermatozoides. Oferecemos uma avaliação criteriosa com objetivo de definir qual técnica pode ser empregada com melhor resultado para o casal.

Tratamento da Azoospermia

A azoospermia significa ausência de espermatozoides no sêmen, diagnosticada apenas através de espermograma que atinge 5% dos homens com infertilidade. Pode ser causada por alteração na produção de espermatozóides ou por obstrução.
A maioria das causas de azoospermia não obstrutiva na tem tratamento, isto é, não é possível promover o retorno da produção de espermatozoides nestes homens, porém podemos recuperar espermatozoides dos testículos e utilizá-los para fertilizar os óvulos da parceira dando a oportunidade destes pacientes serem pais biológicos.

Dificuldade de Ejaculação

A dificuldade de ejaculação é uma disfunção sexual que reúne diferentes problemas, que podem ser: Anejaculação (ausência de ejaculação), Ejaculação Retrógrada (problema orgânico que impede a ejaculação normal durante uma relação sexual), ou Ejaculação Retardada (demora para ejacular durante o ato sexual).

A investigação começa por um urologista, e o tratamento pode ser psicoterapêutico, clínico ou cirúrgico, dependendo do caso.

Varicocele

Varicocele é a dilatação das veias na região dos testículos, reconhecida como principal causa tratável de infertilidade masculina. Seu tratamento é cirúrgico.

Tratamentos para Fertilidade

Os tratamentos para a fertilidade evoluíram com os avanços da medicina reprodutiva e hoje, infertilidade não significa mais a impossibilidade definitiva de gerar filhos para todos os pacientes.

Os tratamentos contra a infertilidade masculina têm foco na causa, e são baseados na história, no exame físico, no espermograma e exames complementares, se necessário.

Reversão de Vasectomia

A reversão de vasectomia é um tratamento dedicado a homens que se arrependeram de ter feito a cirurgia de vasectomia e desejam recuperar a fertilidade.

É um procedimento rápido, minimamente invasivo e sem dor, de competência do urologista. O sucesso da cirurgia depende de alguns fatores como tempo decorrido entre a vasectomia e a reversão, idade da parceira, dentre outros. As taxas de complicação são consideravelmente baixas.

Disfunção Sexual

Disfunção sexual está relacionada com a dificuldade sentida pelo homem, mulher ou pelo casal durante qualquer estágio da atividade sexual. Pode ter diferentes origens ou ser um sinal de outras doenças, como diabetes, hipertensão, dislipidemia, e doença coronariana, e frequentemente envolve diferentes sistemas. Devido a isso, o tratamento é multiprofissional, de forma a tratar o paciente globalmente, aliado ao conhecimento e técnicas modernas e eficazes.

Disfunção Erétil

A Disfunção Erétil, ou impotência sexual, é a mais conhecida pelos homens e segunda mais comum das disfunções sexuais masculinas, entendida como a incapacidade de se obter ou manter uma ereção peniana adequada para a penetração vaginal. A ereção depende do bom funcionamento de diversos sistemas, como sistema nervoso central e periférico, fluxo arterial e manutenção da estrutura peniana, e alterações em qualquer um desses sistemas pode levar à disfunção.

O tratamento também é baseado em suas causas, que podem ser psicológicas e/ou orgânicas. O uso de drogas também pode influenciar consideravelmente no surgimento de disfunção erétil.

Ejaculação Precoce

A Ejaculação Precoce, ou ejaculação rápida, ocorre quando um homem tem um orgasmo mais cedo do que o esperado durante a relação sexual, não proporcionando uma relação sexual satisfatória.

A quase totalidade dos casos de ejaculação precoce tem causas psicológicas, relacionadas à ansiedade do desempenho sexual, e o tratamento é baseado no controle das causas.

Doença de Peyronie

A Doença de Peyronie é caracterizada por ereções dolorosas, presença de nódulos de calcificação no pênis que evoluem causando curvatura significativa do pênis durante a ereção.

A doença pode se agravar com o passar do tempo, por isso quanto mais rápido o diagnóstico e tratamento, melhor para o paciente.

Obtenha mais informações sobre nossos tratamentos na seção Especialidades.

Acesse e conheça os tratamentos para fertilidade!