Uma das cirurgia que deixa os homens em dúvida sobre sua eficiência é a reversão de vasectomia. O procedimento é procurado por pacientes que, por algum motivo, desejam recuperar sua fertilidade. No entanto, sua taxa de sucesso depende de alguns fatores, como o tempo entre a vasectomia e sua reversão.

Por isso, muitos se perguntam se vale a pena reverter a vasectomia. No artigo de hoje, vamos falar um pouco mais sobre a cirurgia, para que você entenda se é uma alternativa válida para recuperar a fertilidade.

8% dos homens buscam reversão de vasectomia

A vasectomia é a cirurgia urológica mais realizada no mundo. Para se ter uma ideia, anualmente 50 mil homens – apenas nos Estados Unidos, realizam o procedimento. No entanto, 8% deles retornam ao urologista para tentar revertê-lo. No Brasil a indicação da  vasectomia teve um aumento importante na última década e não temos esse dado de quantos procuram a reversão.

Dentre os motivos que levam essa decisão estão a dor pós-cirurgia, e principalmente a vontade de ter um novo filho. Mas para que o médico possa decidir que a reversão de vasectomia é o melhor caminho a ser seguido, é preciso levar em consideração alguns aspectos importantes.

Um desses motivos que merece destaque é o tempo da vasectomia. Isso se torna o fator mais importante para decidir pela reversão. Quanto menos tempo tiver da cirurgia, melhores são as possibilidades de sucesso.

O caso ideal para uma reversão é quando o homem tem menos de 3 anos de vasectomizado – isso leva a uma taxa de gravidez de 75%. A partir dos 15 anos entre a vasectomia e sua reversão, as chances se tornam bem menores.

A reversão é realizada com o único objetivo da gravidez natural, portanto,  também é levado em conta a idade da mulher, suas condições uterinas e tubárias (trompas) e reserva ovarianas. Quanto maior essa reserva, mais chances de sucesso. No entanto, quando o número é inferior, a recomendação é a tentativa de fertilização in vitro.

É importante perceber que não há certo e errado quando se fala em fertilidade masculina e feminina. É fundamental que o médico avalie o perfil do casal para afirmar qual é a melhor opção para que haja a gravidez. Assim, o especialista irá indicar se vale ou não a pena a realização da reversão da vasectomia, ou se é melhor encontrar outras formas para iniciar a gestação.

E esse é o papel do corpo clínico da PAIH (Programa de Atenção Integral ao Homem) – orientar cada paciente sobre o tratamento mais adequado para cada tipo de caso e perfil. Assim,podemos garantir um atendimento humanizado e as melhores condições para que o casal atinja seus objetivos.

Dentre os nossos tratamentos de fertilidade, estão a reversão de vasectomia, preservação da fertilidade, reprodução assistida, congelamento de sêmen, azoospermia, dentre outros. Possuímos uma equipe com urologistas, endocrinologistas, cirurgiões, psicólogos e nutricionistas, preparados para diagnosticar e indicar o melhor tratamento, da forma mais natural possível. Agende a sua consulta!