Fatores essenciais para reverter a vasectomia

A vasovasostomia já é um dos procedimentos que tornam mais altas as chances de uma obtenção de uma gestação após o homem realizar uma vasectomia. A taxa de sucesso é grande e pode chegar a 97% de retorno dos espermatozoides para vasectomias com até 3 anos.

Popularmente conhecida como reversão de vasectomia, esta cirurgia é realizada por homens que desejam voltar a ser férteis mesmo após a realização da vasectomia, que corta a ligação do canal por onde passam os espermatozoides.

É uma cirurgia delicada e, embora tenha uma boa chance de sucesso, depende de uma série de fatores para que seja satisfatória e possa ajudar o homem a ser pai novamente. Se você pretende fazer este tipo de procedimento, acompanhe quais são os fatores essenciais para a reversão de vasectomia.

Técnica cirúrgica

Quanto mais a medicina evolui, mais avançada fica a reversão de vasectomia – e, consequentemente, maiores são as suas taxas de sucesso. Atualmente a cirurgia é feita com o auxílio de um microscópio, que ajuda na capacidade de realizar suturas com precisão, mesmo em locais pequenos. Assim, é possível reconstruir ou religar o canal separado durante a vasectomia.

Para se ter uma ideia da complexidade desse procedimento, o diâmetro interno do canal por onde passam os espermatozóides é de 0,3 a 0,5 milímetros. Com a melhora da cirurgia é possível realizar a recanalização com mais precisão, garantindo a integridade do órgão e o sucesso do procedimento.

Influência da idade e período da cirurgia

Mesmo com a medicina evoluindo com velocidade, há alguns fatores que influenciam diretamente no sucesso da reversão de vasectomia: a idade do paciente e o tempo que ele realizou a vasectomia.

A taxa de sucesso é sempre proporcional ao tempo decorrido entre a vasectomia e sua reversão. Quanto mais tempo de cirurgia, menor é o percentual de sucesso para voltar a ser fértil.

Fertilidade da parceira

Embora não esteja diretamente relacionada ao fato do homem ter feito uma vasectomia, a fertilidade da mulher também influencia na constatação do sucesso do procedimento. Isso porque as mulheres também começam a diminuir o número de produção de óvulos com o tempo. Por isso, vale checar os níveis do casal, para garantir que eles estão aptos a gerar um bebê de forma natural. Outro fator é a presença de obstrução nas tubas uterinas (trompas) que impede a fertilização e invalida a reversão.

Em alguns casos, a fertilização in vitro é uma boa alternativa para terem o bebê de forma segura. Por isso, vale sempre fazer uma consulta completa com o homem e a mulher para que haja o encontro da melhor opção para realizar o sonho do casal.

Procurando um especialista de reversão de vasectomia? Na PAIH você encontra! Aqui, a fertilidade do casal é levada a sério – tudo para que vocês realizem o sonho de serem pais. Nosso corpo clínico é composto por profissionais altamente qualificados e prontos para encontrar o melhor tratamento para cada caso. Agende agora uma consulta!