A vasectomia é um método contraceptivo masculino muito popular entre os homens e seu uso vem crescendo na última  década. Mesmo assim, ela ainda gera uma série de dúvidas, principalmente em relação a reversão da cirurgia se assim o homem desejar. A vasectomia é um método eficaz e, na maioria dos casos pode ser revertido sem complicações e com bons resultados. A reversão de vasectomia é muito procurada por homens que voltaram a pensar em ter filhos e desejam se tornar férteis novamente.

Para que a reversão de vasectomia tenha um bom resultado é preciso que o homem seja qualificado para o procedimento. Neste artigo você vai descobrir quais são as condições e como funciona a cirurgia que permite ser pai novamente. Confira!

Reversão de vasectomia: como funciona?

Para que o homem possa voltar a ser fértil, ele passa por uma microcirurgia. Neste procedimento, o médico vai religar o canal de passagem dos espermatozóides com o auxílio de microscópio, pinças, fios de sutura específicos e equipamentos de última geração.

Esse é um procedimento cirúrgico considerado complexo,pois requer experiência em microcirurgia . Além disso, o tipo de técnica que será utilizado somente pode ser decidida durante a cirurgia, e por isso é preciso um médico altamente especializado no assunto para que haja mais chances de sucesso.

Ele pode optar pela vaso-vasostomia, que é feita com uma incisão no ponto obstruído pela vasectomia e levada adiante após a confirmação da presença de passagem de espermatozóides. Caso contrário, é feita a vaso-epididimostomia, quando uma nova ligação é realizada para a passagem do espermatozóide.

O homem poderá voltar a ter relações sexuais em duas semana após a cirurgia . O desempenho sexual do homem não é comprometido com a reversão de vasectomia.

O sucesso da reversão de vasectomia depende de uma série de fatores. A forma que foi feita a vasectomia é uma delas, pois a forma em que o canal foi cortado pode comprometer as chances de voltar a ser fértil.

O tempo em que foi feita a vasectomia também. Pacientes que fizeram o procedimento há menos de dez anos possuem uma taxa de gravidez de 70%; Já os que ultrapassaram este tempo, a taxa cai para 44%. No entanto, vale consultar um especialista para entender quais são as suas reais chances ao fazer a reversão de vasectomia.

Após a cirurgia, o homem realiza um exame de espermograma para avaliar o sucesso da reversão de vasectomia. Este diagnóstico avalia a qualidade dos espermatozóides, como seu formato e motilidade.

Recupere a sua fertilidade! Na PAIH, você tem um acompanhamento e tratamento adequado para se tornar pai novamente. Nosso corpo clínico está apto a realizar a cirurgia de reversão de vasectomia, e conta com os equipamentos de última geração para que haja mais chances de sucesso.

Aqui, você é tratado com total respeito e sigilo, tendo à sua disposição os melhores profissionais e diagnósticos que vão auxiliar no seu tratamento. Confie em quem realmente entende do assunto, agende agora a sua consulta!