Segundo informações da Sociedade Brasileira de Urologia, aproximadamente 4 a 6% dos homens que realizaram vasectomia voltam a manifestar o desejo de ter filhos. Nesses casos, a reversão da vasectomia é possível na maioria das vezes. 

O procedimento é cirúrgico e consiste na religação (anastomose) dos canais que conduzem os espermatozóides, chamados de deferentes, que foram interrompidos por ocasião da vasectomia. No entanto, o sucesso da cirurgia depende de alguns fatores – e por isso só é realizada por meio da recomendação médica.

Confira agora em quais casos a reversão de vasectomia é considerada uma boa opção.

Tempo de vasectomia

Uma das primeiras avaliações do médico é o tempo que o homem passou vasectomizado. Isso porque quanto maior esse período entre o procedimento e sua reversão, menores serão as taxas de sucesso. De forma geral, podemos apontar que após 10 anos da vasectomia a taxa de sucesso diminui consideravelmente.

Para ser ter uma ideia de percentual de sucesso: os valores são de 70% de chances de gravidez quando a reversão for feita após 3 ou 4 anos e chega a cair para 30 a 40% após 10 anos. A vasectomia, com o tempo, faz com que surja uma fibrose no local, que cria obstruções abaixo do rompimento do canal – o que impossibilita ligá-los novamente. 

Idade do paciente

A idade do homem também pode influenciar o resultado da reversão de vasectomia. Afinal, sua fertilidade começa a cair a partir dos 45 anos. Também é importante avaliar o casal como um todo: o marido pode voltar a ter sua fertilidade normal, mas a idade da mulher também interfere nas chances da gravidez.

Técnica cirúrgica

Também existem casos em que a forma em que a cirurgia foi realizada pode influenciar diretamente no resultado da sua reversão. Vasectomias que preservam melhor os deferentes, evitando lesões e ressecções extensas apresentam melhores taxas de sucesso.

Qualidade da cicatrização

Em alguns casos, a qualidade da cicatrização do paciente não é muito boa, o que pode implicar em fibroses e complicações que impedem a reversão da vasectomia. 

Por isso, é muito importante que você escolha um bom profissional para cuidar da sua saúde urológica, pois dependendo da forma que a sua vasectomia foi realizada, sua reversão pode ter complicações e diminuir suas taxas de sucesso.

Fertilidade do paciente

Um paciente com produção testicular e com presença de espermatozóides – com quantidade e motilidade pode ter boas chances para ser elegível para a reversão de vasectomia. 

Pensando em reverter a sua vasectomia? Conte com a equipe médica da Paih para isso. Aqui, possuímos urologistas capacitados e especializados na técnica, o que te oferece mais segurança para cuidar da sua saúde.

E se o seu caso não é elegível, possuímos outros tratamentos para realizar o seu sonho de aumentar a família, como reprodução assistida, congelamento de sêmen e muito mais. Aqui, você também cuida da sua saúde sexual e tem acesso a uma equipe multidisciplinar a favor da sua qualidade de vida. Agende já sua consulta!