Sim, é possível realizar a reversão de vasectomia, contudo o paciente precisa ser avaliado para saber se existe a possibilidade de sucesso na reversão.  Através deste procedimento cirúrgico, o homem pode resgatar a fertilidade e gerar filhos naturalmente.

Cirurgia de reversão de vasectomia

A cirurgia para reversão de vasectomia é sem dor e minimamente invasiva. O procedimento cirúrgico é efetuado por meio de anastomose (emenda) entre as partes do deferente que foram interrompidas.

Um cirurgião experiente na técnica micro cirúrgica e o uso de um microscópio permitem resultados de sucesso após a reversão.

Outros fatores que também influenciam no sucesso da cirurgia é o intervalo de tempo entre a vasectomia e a reversão, a experiência do médico urologista e a análise da presença de espermatozoides na secreção avaliada da porção do deferente que vem do testículo.

Como funciona o procedimento de reversão de vasectomia?

Como já foi citado no tópico acima, o procedimento cirúrgico consiste em conectar novamente as duas partes dos canais deferentes que foram separadas na vasectomia.

A cirurgia é realizada com anestesia geral, sem necessidade de intubação com máscara laríngea ou com raquianestesia.

Para reverter a vasectomia o processo cirúrgico é feito com fios e pinças finíssimas (microcirúrgicas), e usando um microscópio. Em seguida o escroto é costurado novamente.

Passado 21 dias da reversão é feito um espermograma  para avaliar a presença de espermatozoides no sêmen e é iniciado um acompanhamento, para examinar a qualidade seminal após três e seis meses da cirurgia.

Depois de religados, os ductos do canal deferente voltam a funcionar normalmente. A taxa média do retorno de espermatozoides no ejaculado para cirurgiões com experiência é de 80%.

Até três anos de vasectomia a permeabilidade é de 95% caindo para 75% para vasectomias acima de 15 anos. A taxa de gravidez chega para vasectomias até três anos é 70% de e cai para 30% após 15 anos.

Quanto mais tempo durar o intervalo entre a vasectomia e a reversão, as chances de sucesso são cada vez menores.

Cuidado antes de realizar o procedimento cirúrgico

É importante que o paciente passe por uma avaliação pré-operatória, realizando exames para avaliar a possível existência de doenças pré-existentes para que sejam tratadas antes do procedimento cirúrgico.

Além da avaliação do homem é necessária a avaliação da parceira em relação a permeabilidade tubária e presença da ovulação.

Aproveite para assistir o vídeo que o Dr. Marcelo Vieira explica tudo sobre o tratamento de reversão de vasectomia:

Ainda tem alguma dúvida sobre o procedimento cirúrgico? Faça um comentário que nós respondemos!

Reversão de Vasectomia