A reversão de vasectomia é indicada quando o homem deseja voltar a ser fértil após uma cirurgia de vasectomia. É um procedimento que tem chances de sucesso de acordo com o tempo de vasectomia, das condições locais e das condições de saúde do homem. É uma boa alternativa em casos de mudança de planejamento familiar.

Dados da literatura mostram que as taxas de sucesso são maiores quanto menor o intervalo entre as cirurgias, ou seja, quanto menor o tempo entre a vasectomia e a reversão, melhores são os resultados de permeabilidade. A gravidez depende do sucesso da reversão e das condições de fertilidade da parceira.

Se você pretende realizar a reversão de vasectomia, confira agora as principais dúvidas que passam pela cabeça do paciente. Reunimos todas elas e trouxemos suas explicações. Confira!

A reversão de vasectomia traz riscos?

Esse tipo de cirurgia é de pequeno porte e costuma durar de 2 a 3 horas. Seu risco é baixo, e os problemas que podem ocorrer são um edema na região – que são comuns e somem entre 10 e 14 dias. Dor e infecção na região também podem ocorrer, mas são facilmente controladas durante o pós-operatório.

Quais são os exames que é preciso fazer antes da cirurgia?

A reversão da vasectomia é de pequeno porte, apesar de ser uma cirurgia especial e seu preparo depende das condições clínicas do paciente. Os exames são os habituais solicitados antes de qualquer cirurgia.

Quais são as chances do homem conseguir engravidar uma mulher após a reversão da vasectomia?

Essa dúvida depende de uma série de fatores. Tempo de vasectomia, idade e reserva ovariana da parceira. Por isso é importante a avaliação do casal antes da cirurgia, com o objetivo de maximizar a chance de sucesso.

Quanto tempo que é preciso para internação e recuperação?

Geralmente, o homem recebe alta no mesmo dia do procedimento – pois a reversão da vasectomia é pouco invasiva. No entanto, a recuperação leva 10 dias. O paciente deve seguir as orientações do médico para que seu pós-operatório seja bem sucedido.

Dentre essas recomendações estão fazer sexo somente após 21 dias e tomar remédios para dor e evitar infecções. Na maioria dos casos, o paciente é liberado para retornar à suas atividades normais após uma semana – a qual deve permanecer em repouso total, a fim de promover uma boa cicatrização local.

Reversão de vasectomia em São Paulo

Quem busca pela reversão de vasectomia em São Paulo pode contar com os serviços da PAIH. Aqui você encontra um tratamento completo para te ajudar na recuperação da fertilidade. Com uma equipe multidisciplinar, o casal é atendido com discrição e total conforto. Agende sua consulta agora mesmo!