Atualmente, problemas com fertilidade já não são um fator que impede os casais de realizar o sonho de ter filhos. Com o avanço da medicina, inúmeros tratamentos foram desenvolvidos para que haja a concepção de um bebê. 

Quando o homem, mulher ou ambos possuem problemas que afetam sua fertilidade a reprodução assistida é uma alternativa de altas taxas de sucesso.

Para isso, há diversos métodos de reprodução assistida – tudo para que seja possível realizar o sonho da gravidez. Confie na expertise da Paih e conheça agora os métodos de reprodução assistida mais utilizados atualmente.

Coito programado

O coito programado é um método que visa programar a relação sexual para o momento de pico de fertilidade da mulher, que faz um tratamento com hormônios para estimular o desenvolvimento de folículos – que contêm óvulos em seu interior. 

Para saber qual o momento ideal, o especialista faz um acompanhamento do óvulo por meio de exames de ultrassonografia. Ao atingir o tamanho ideal, a mulher utiliza um hormônio que induz a liberação do óvulo. Após 12-36 horas da injeção deste hormônio, o casal deverá manter relações sexuais.

Inseminação Intrauterina Artificial (IIU)

É um método de baixa complexidade e altamente utilizado. Na inseminação intrauterina, apenas o espermatozóide é manipulado. Após a sua coleta, o material é capacitado, ou seja, ele passa por um processo que permite a separação dos espermatozóides mais ativos e aptos a fertilizar o óvulo.

Fertilização in vitro (FIV)

Esse método de reprodução assistida geralmente é utilizada quando as opções de baixa complexidade não surtem efeito. Primeiro, a mulher passa por uma estimulação ovariana com a administração de hormônios para aumentar o total de óvulos disponíveis.

Ao atingir um volume adequado, é feita a coleta de óvulos e sêmen – são colocados aproximadamente 200 mil espermatozóides em cada óvulo coletado, para que haja a fertilização em laboratório. Quando os embriões se formam, é feita uma seleção e os mais qualificados são transferidos para o útero para que a gestação possa seguir seu percurso natural. 

Este método tem uma taxa de sucesso de 5% a 55%, dependendo de cada caso e da idade da mulher. 

Injeção Intracitoplasmática de espermatozóides (ICSI)

É um procedimento muito semelhante à fertilização in vitro. No entanto, essa técnica de reprodução assistida vai mudar na etapa final, quando a inseminação é feita diretamente no óvulo.

Isso é possível com o auxílio de micromanipuladores, que com uma agulha ultrafina insere o espermatozóide diretamente no útero. Geralmente, é utilizado quando o problema de fertilidade é masculino.

Mas para que haja a escolha entre esses e outros métodos de reprodução assistida disponíveis, é fundamental que o casal vá em busca de um especialista em fertilidade. Assim, você evita problemas durante o tratamento e aumenta as chances de sucesso.

Aqui na Paih, todos os profissionais são altamente qualificados e comprometidos em oferecer o melhor método de reprodução assistida para o seu caso. Agende uma consulta agora mesmo!