Já apresentamos anteriormente, que a varicocele é a dilatação das veias do plexo pampiniforme (varizes do conjunto de veias que retiram o sangue usado dos testículos) e constitui a causa mais importante de infertilidade masculina, devido sua incidência (ao menos 1/3 dos homens com infertilidade), possibilidade de tratamento cirúrgico (correção da varicocele), resultados conhecidos de melhora da qualidade seminal e gravidez natural, mas além desses fatos, existem ainda outras razões para o homem com varicocele ser operado.

Qual a indicação para realizar a cirurgia da varicocele?

A cirurgia de varicocele é indicada nos casais que não conseguem engravidar depois de 12 meses com relação sexual sem contraceptivo, na investigação é achada varicocele clínica no homem (no exame físico), na avaliação existam alterações nos parâmetros do exame de análise seminal e a parceira tenha boas condições de fertilidade. Esta é a situação clínica clássica de indicação da cirurgia de varicocele, mas existem outras que não devem ser deixadas de lado, como:

  • Alterações da taxa de fragmentação do DNA espermático
  • Azoospermia
  • Preparo na programação de fertilização “in vitro”
  • Alteração no nível de testosterona

A varicocele altera o DNA dos espermatozoides?

A varicocele causa alterações locais nos testículos, mesmo quando acontece de um lado só e uma consequência dessas alterações é o aumento na taxa de fragmentação dos espermatozoides. O espermatozoide carrega o material genético com metade do número dos cromossomos. Esse material genético é condensado e as fitas de DNA são literalmente enroladas sobre si mesmas. Nesse processo pode acontecer quebra nas fitas com perda da sequência de bases proteicas que formam o DNA. Essa quebra pode prejudicar a codificação de uma função específica e é um dos fatores que pode atrapalhar o processo de fertilização. Corrigindo a varicocele em pacientes que tem taxa de fragmentação aumentada existe podemos reverter esse dano melhorando a função do espermatozoide.

A varicocele é a causadora de azoospermia?

A varicocele é uma das causas de azoospermia não obstrutiva que pode ser corrigida com a cirurgia. Apesar de não ser frequente quando temos um paciente com varicocele clínica no exame físico, azoospermia como resultado da análise seminal e afastamos uma causa genética através do cariótipo e da microdeleção de cromossomo Y podemos indicar a cirurgia esperando retorno da produção de espermatozoides em 36% dos pacientes, segundo a literatura médica. A produção é suficiente para realização de fertilização “in vitro” com espermatozoides da ejaculação.

Mesmo para pacientes que não voltam a ter espermatozoides no ejaculado, a correção da varicocele melhora a chance de encontrar espermatozoides na exploração testicular quando da realização da fertilização “in vitro”.

É aconselhável operar a varicocele antes da fertilização “in vitro”?

Nos casos de homens com varicocele, alteração seminal e com indicação de fertilização “in vitro” por fatores femininos a correção da varicocele seis meses antes do tratamento melhora a taxa de fertilização, qualidade embrionária e taxa de gravidez.

Nos casos de azoospermia, vale o mesmo raciocínio, pois melhorando a taxa de achado do espermatozoide na exploração testicular melhora a chance de sucesso no tratamento.

A varicocele pode alterar a produção de testosterona?

Em pacientes com testosterona abaixo dos níveis normais no sangue e varicocele clínica a cirurgia da varicocele aumenta esse nível, desde que exista reserva funcional do testículo.