Poucos são os homens que não têm o sonho da paternidade. Ser pai e participar da criação de um filho é algo comum à natureza masculina, porém em algum momento ao longo da vida, o homem pode optar passar pelo procedimento de vasectomia. E não são raros os casos em todo o mundo. Porém, como tudo pode mudar com o passar dos anos e por causa de novos relacionamentos ou situações particulares, a reversão de vasectomia é cada vez mais comum. 

Para quem não sabe, a reversão de vasectomia é um tratamento muito seguro e indicado para homens que se arrependeram da cirurgia de vasectomia. Se em determinado momento da história o quadro era irreversível, hoje é possível reverter e recuperar a fertilidade masculina com êxito. 

Trata-se de um procedimento minimamente invasivo e que também não provoca qualquer dor ao homem. Quem realiza a reversão de vasectomia é um urologista e o procedimento ocorre através de uma técnica chamada de anastomose, que basicamente é uma emenda entre partes (cotos) do canal deferente que foram interrompidas na vasectomia. Outra técnica que pode ser aplicada é a ligação do deferente com o epidídimo. 

Reversão de vasectomia: o tempo é precioso

Como vimos, o procedimento é ágil e seguro, porém para que os resultados sejam positivos é fundamental observar o intervalo de tempo entre a vasectomia e a reversão de vasectomia. Por exemplo, se for realizado em um intervalo de até 3 anos, a taxa de permeabilidade (retorno de espermatozoides) pode chegar a 70%. Por outro lado, se o procedimento ocorrer após 15 anos, a taxa pode cair para somente 30%. Interessante notar que mesmo se a parceira tiver idade igual ou superior a 35 anos, a gravidez pode ocorrer naturalmente após a reversão da vasectomia. 

Há contraindicações no procedimento de reversão de vasectomia?

A resposta é sim e listamos aqui alguns fatores que podem impedir a reversão de vasectomia. Porém, antes de apresentar cada item, importante ressaltar que o urologista responsável deverá realizar todos os exames necessários para identificar se há ou não algum problema grave que impeça o procedimento. Vamos às contraindicações:

  • Histórico: se o homem realizou quimioterapia ou radioterapia, o procedimento pode ser desestimulado.
  • Hidrocele ou distância grande entre cotos do deferente.
  • Obstrução tubária da parceira sexual, assim como falência ovariana ou alteração no revestimento interno do útero (uterino grave).

Clínica especializada em reversão de vasectomia

clínica PAIH é referência nacional em reversão de vasectomia por diversos fatores, a começar pelo corpo clínico formado por profissionais de alta qualificação e 100% atualizados frente às novidades da área. A infraestrutura é completa e conta com equipamentos e instrumentos de última geração que permitem análises precisas, exames ágeis e resultados sem margens para erros. E o mais importante, o atendimento ético e responsável que indica o melhor para cada paciente.

Que tal agendar sua primeira consulta? CLIQUE AQUI e fale com a clínica PAIH hoje mesmo!