A infertilidade masculina é uma condição muito mais comum do que se imagina. Dentre os casais inférteis, a infertilidade masculina corresponde sozinha ou associada as causas femininas a 40% das razões pela incapacidade que o casal tem de engravidar.

Ou seja, dentre os casais inférteis, metade dos homens são inférteis. Logo, esse é um assunto que merece atenção, estudo e cuidado para encontro do tratamento adequado.

Tratamentos para a infertilidade masculina

Como todo tratamento de saúde, o tratamento da infertilidade masculina é baseado na causa da infertilidade. O maior desafio para os médicos é a dificuldade em identificar uma causa específica para a condição.

Mesmo quando a causa não é inteiramente elucidada, um médico competente é capaz de indicar tratamentos adequados que podem reverter a infertilidade e fazer com que o casal seja capaz de ter filhos.

Dentre os tratamentos mais comuns e indicados para a infertilidade masculina, estão:

  • Tratamento cirúrgico: o tratamento cirúrgico é indicado para as causas pós-testiculares de infertilidade, ou seja, aquelas relacionadas à condução do esperma do testículo ao meio externo. Nesses casos, na existência de uma obstrução desses canais, a cirurgia pode ser capaz de remover essa obstrução, restabelecendo o funcionamento normal e permitindo a ejaculação. Outra cirurgia capaz de restaurar a fertilidade é a correção da varicocele que pode trazer melhora na qualidade seminal, gravidez natural ou melhorar a capacidade do espermatozoide fertilizar o óvulo em fertilização assistida.
  • Tratamento de infecções: se a causa da infertilidade for infecciosa, o tratamento da infecção na grande maioria dos casos é suficiente para a resolução do quadro de infertilidade.
  • Tratamento psicológico: quando a causa da infertilidade é a disfunção sexual de origem psicológica, um tratamento com psicólogo ou psiquiatra pode ajudar o homem a superar esses problemas e ser capaz de realizar o ato sexual de forma plena.
  • Tratamento hormonal: quando a causa da infertilidade é hormonal, o estímulo dos testículos com  dos hormônios chamados de gonadotrofinas pode ser o meio de tratamento ideal, restabelecendo o funcionamento dos testículos e, consequentemente, a fertilidade.
  • Reprodução assistida: nesse caso, a reprodução assistida consiste na retirada cirúrgica do espermatozoide diretamente dos testículos ou epidídimos, nos casos de azoospermia. Ela ainda pode envolver o uso de espermatozóides de doadores, de acordo com a preferência do casal.

O tratamento adequado dependerá sempre do quadro do paciente, de suas preferências, objetivando sempre o que for melhor para todos os envolvidos.

Nós da PAIH possuímos os melhores tratamentos para infertilidade masculina e uma equipe preparada e especializada para recebê-lo e ajudá-lo. Agende sua consulta!