A pandemia afetou o dia a dia de muitas pessoas e quando o assunto é prevenção do câncer de próstata, também podemos ver um impacto importante. Segundo levantamento realizado pelo HCor, quatro em cada 10 homens deixaram de lado sua consulta com o urologista desde o início da pandemia. A análise compara dados de março a setembro de 2019 com o mesmo período deste ano.

Isso significa uma queda significativa na realização do PSA (antígeno prostático específico), um dos exames solicitados para o rastreamento do câncer de próstata em homens assintomáticos. 

A ida aos consultórios e a realização de exames de sangue e toque permite não somente o diagnóstico precoce do câncer de próstata, como também quadros de prostatite – infecção ou inflamação da próstata – e hiperplasia benigna da próstata, que ocorre quando há aumento de tamanho da glândula.

A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) orienta que consultas periódicas devem ser feitas por todos os homens acima de 50 anos, ou a partir dos 45 anos, por aqueles que apresentam fatores de risco, tais como: história de câncer de próstata na família, obesidade ou pacientes negros.

Novembro Azul: entenda a importância da data

Este mês é conhecido como o mês de conscientização e combate aos tumores de próstata, promovendo a prevenção da doença, que é, hoje, o tipo de câncer mais frequente em homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma).

Para se ter uma ideia, a estimativa do Instituto Nacional de Câncer (Inca) é de 65,8 mil novos casos para cada ano do triênio 2020-2022 no Brasil. A mortalidade em 2019 em homem com esse tumor foi de 15.576 – um aumento de 13,9% com relação a 2017. Mas se diagnosticados precocemente, esses casos têm até 90% de chances de cura.

O câncer de próstata costuma ser silencioso. Sinais e sintomas como micção frequente, fluxo urinário fraco ou interrompido, vontade de urinar frequentemente à noite, sangue na urina ou no sêmen e disfunção erétil, costumam aparecer somente em quadros mais avançados.

E é por isso que a prevenção e o acompanhamento médico se fazem tão importantes para os homens. 

Dentre os cuidados que você já pode começar e que vão te ajudar não só na prevenção do câncer de próstata, como em diversas outras doenças é reduzir a gordura abdominal, consumir mais vegetais, ter uma dieta saudável e fazer atividades físicas regularmente.

E claro, manter a sua consulta com o urologista em dia. Para isso conte com o time da Paih, que está sempre pronto para te ajudar. Nosso corpo clínico é especializado na saúde do homem e tem uma equipe multidisciplinar para oferecer os melhores tratamentos, resultado em mais qualidade de vida em todas as etapas da vida do homem.

Não deixe a sua saúde em segundo plano por vergonha – garanta a sua qualidade de vida com o acompanhamento médico que você merece. Agende agora mesmo uma consulta na Paih!