Um dos tratamentos de Reprodução Assistida com melhores taxas de sucesso é a Fertilização in Vitro (FIV). A técnica promove a fertilização do óvulo fora do organismo materno por meio do estímulo ovariano controlado. 

O tratamento é comumente indicado em casos mais avançados de infertilidade – como em mulheres com idade superior a 35 anos, quando não haveria boas taxas de sucesso com a inseminação intrauterina, por conta do envelhecimento dos óvulos. Outra indicação é quando há obstrução nas trompas, além de alterações no sêmen constatadas no espermograma. 

Mas existem diversos detalhes sobre a FIV que vale ficar de olho – como suas indicações, se vale a pena considerar o tratamento, quanto tempo esperar para realizar o procedimento, entre outras informações. Confira agora mais detalhes sobre a Fertilização in Vitro.

Indicações para a FIV

O tratamento de Fertilização in Vitro pode ser indicada quando há problemas de fertilidade tanto no homem quanto na mulher – ou em ambos os parceiros. Dentre as principais situações em que a FIV é indicada estão:

  • Ausência ou bloqueio nas trompas;
  • Idade avançada da mulher;
  • Baixa contagem de espermatozóides;
  • Problemas de motilidade ou morfologia dos espermatozoides;
  • Ausência de gametas no sêmen;
  • Em casos nos quais tratamentos de baixa complexidade não foram efetivos.

Como saber se devo considerar uma Fertilização in Vitro?

A melhor alternativa é fazer uma consulta com um especialista em reprodução humana – ele é a melhor pessoa para entender as condições do casal e indicar a alternativa mais viável para ter filhos. 

No entanto, se o casal possui menos de 35 anos e mantém relações sexuais sem proteção duas ou três vezes na semana por um ano ou mais e não conseguiu engravidar, isso pode ser um sinal de alerta. 

A FIV pode ajudar o casal a engravidar num período mais curto e o processo pode fornecer mais detalhes sobre as possíveis causas da infertilidade. Como os óvulos são fecundados em laboratório, é possível detectar alterações de fertilização e desenvolvimento embrionário, o que se torna mais difícil em outros tratamentos.

Contando com a estimulação, a fecundação in vitro, a implantação dos embriões e o exame que vai detectar o sucesso ou não do procedimento, a Fertilização in Vitro costuma durar em torno de 25 dias. 

As chances de sucesso são bem positivas. Mulheres com menos de 35 anos tem 60% a 70% de chances. Entre 35 e 38 anos, as chances caem para 40-50%, e continuam a baixar com o aumento da idade da mulher.

A Fertilização in Vitro é um método que deve ser realizado por uma equipe multidisciplinar para poder abordar todas as áreas que envolvem problemas de fecundação em homens e mulheres – e aqui na Paih você encontra um atendimento completo. 

Informe-se, procure um especialista na área e obtenha a melhor indicação de tratamento adequado ao seu problema. Agende uma consulta na PAIH e conheça nossos tratamentos para fertilidade. Aqui, nosso foco é garantir a sua saúde e ajudar a sua família a realizar o sonho de engravidar.