A dificuldade de engravidar muitas vezes pode ser de causa masculina. Quando o casal identifica que algo está errado no momento em que eles decidem ter um filho, o urologista é o médico que também pode ajudar.

Para descobrir se o homem tem problema de fertilidade, o exame realizado é a avaliação clínica, exame físico direcionado e  espermograma – que analisa o sêmen e identifica as características dos espermatozoides, como sua motilidade e vitalidade.

São diversos os fatores que podem deixar um homem infértil, e por isso ele deve ficar atento aos sinais de seu corpo. Afinal, os vilões são muitos – e sua maioria pode ser prevenida.

Veja agora alguns dos principais fatores que conspiram contra a fertilidade dos homens.

1: Doenças Sexualmente Transmissíveis

As DSTs podem impedir o sonho de se tornar pai. Problemas como clamídia e gonorreia, que são doenças bacterianas, podem desencadear inflamação nos testículos e no epidídimo. Com isso, há a obstrução da passagem dos espermatozóides.

2: Aumento de peso

Uma vida sedentária e sem a preocupação com a alimentação é algo que vem aumentando consideravelmente no mundo – e esse mal, além de trazer problemas cardíacos e outras complicações também afeta a fertilidade masculina.

Isso porque quando a cintura está saliente, há um aumento de temperatura dos testículos, o que prejudica a qualidade do sêmen. Por isso, a recomendação para aqueles que desejam engravidar é manter hábitos saudáveis.

3: Idade

Assim como as mulheres, o avanço da idade também pode ser um fator que conspira contra a fertilidade do homem. Especialistas mostram que a partir dos 50 anos, o homem vai perdendo a sua capacidade de produzir espermatozóides – caindo não apenas a quantidade, como também sua qualidade.

4: Uso de anabolizantes

Homens que fazem o uso de anabolizantes também podem ter sua fertilidade comprometida. Quando há o consumo de substâncias à base de testosterona, utilizados para ganhar músculos, o homem podem sofrer uma redução no número de espermatozóides e até mesmo zerar.

5: Traumas na região peniana

Acidentes também podem afetar a fertilidade do homem. Afinal, quem já levou uma bolada nesta região sabe que a dor é intensa e demora para ir. Mas os médicos explicam que traumas leves pouco interferem na fertilidade do homem.

O que preocupa são os traumatismos mais intensos, pois podem romper os tecidos que recobrem os testículos. Por isso, em caso como esses, se o inchaço não passar logo e nem a dor, vale procurar ajuda médica para garantir que está tudo bem.

Muitos dos fatores podem ser facilmente prevenidos. Além disso, também vale marcar uma consulta com um urologista para investigar sua fertilidade e entender se há a necessidade de algum tratamento. Afinal, há casos de doenças genéticas e hormonais que precisam de intervenções específicas.

Aqui na Paih, você encontra os melhores profissionais para te ajudar com a fertilidade. Aqui, tanto homens como mulheres são atendidos para encontrar a melhor forma de realizar o sonhos. Agende agora a sua consulta!