Um dos fatores que afetam a fertilidade masculina é a idade. De acordo com especialistas, é a partir dos 40 anos que os níveis de testosterona começam a diminuir cerca de 1% ao ano. 

Conforme a idade vai avançando, não apenas a testosterona é afetada, como também o volume da ejaculação – que diminui a cada ano. Junto desse volume, há também a motilidade espermática, ou seja, a capacidade de locomoção do espermatozóide. Ao ano, essa perda pode chegar a 7%.

E para que o tempo biológico não atrapalhe seus planos de ter um filho, é importante se consultar com um especialista. Assim, você poderá descobrir como está a sua fertilidade e as reais chances de conseguir engravidar. 

Para se ter uma ideia, mulheres com menos de 30 anos com parceiros acima dos trinta têm 73% de chances de engravidar. Já com homens entre 40 e 42, a taxa cai para 46%. E conforme a idade do homem aumenta, o percentual cai ainda mais.

Confira agora como a idade influencia a fertilidade do homem – e não deixe de conferir como a Paih pode te ajudar. Afinal, aqui nós oferecemos tratamento de fertilidade para homens e mulheres que desejam realizar o sonho de aumentar a família. 

Fragmentação do DNA

Com o aumento da idade do homem, o DNA do espermatozóide vai se fragmentando. Com isso, as chances de gravidez espontânea diminui significativamente. Para se ter uma ideia dessa transformação – os bancos de sêmen só aceitam doações de homens até 50 anos de idade. 

Embora sua fertilidade diminua mais devagar que nas mulheres, o que acontece é que as alterações genéticas são mais frequentes na produção de espermatozóides de homens acima da idade. Essas alterações aumentam principalmente entre os cromossomos sexuais Y e X – o que pode causar doenças raras. 

Além disso, estudos já mostram que as taxas de aborto espontâneo tendem a ser maiores com pais acima dos 50 – bem como os partos prematuros (inferior a 32 semanas) e as mortes fetais, que são duas vezes maiores se comparados com pais mais jovens. 

Mesmo com uma concepção bem sucedida, a idade paterna pode influenciar diversos outros fatores. Há também um aumento de chances da criança desenvolver problemas congênitos e distúrbios complexos como autismo, esquizofrenia, transtorno bipolar e distúrbios do déficit de atenção. 

Com tratamento adequado, homens acima dos 40 podem se tornar pais 

No entanto, os homens que possuem mais de 40 anos e que desejam ter um filho, é importante saber que existem tratamentos seguros que podem ajudar na realização desse sonho. Com o avanço da medicina, é possível engravidar com segurança e saúde. 

A melhor forma de evitar problemas é integrar os quadros clínicos do casal – fazendo uma avaliação em conjunto e encontrando a melhor alternativa para engravidar e gerar uma criança saudável. Além de uma consulta com privacidade e conforto, você também tem acesso a um tratamento de qualidade e altas taxas de sucesso. Agende sua consulta na Paih e conte com a nossa expertise!