A ejaculação precoce foi renomeada como ejaculação rápida e por si define o principal sintoma! Talvez seja melhor, para explicar ao pacientes, caracterizar a ejaculação rápida como aquela que acontece logo após a penetração ou até mesmo antes que ela ocorra, tornando a relação sexual insatisfatória para o casal.

Como sei se tenho ejaculação precoce?

O sintoma manifesta-se na maioria das relações sexuais causando insatisfação, constrangimento e cobrança da parte da parceira.

Quando preciso procurar ajuda médica?

Ejacular rápido após a penetração pode acontecer de forma eventual, mas quando o sintoma está presente na maioria das relações sexuais e causa desconforto ou insatisfação, está na hora de procurar auxílio para diagnóstico e tratamento.

Quais as causas da ejaculação precoce?

As causas são psicológicas e dificilmente encontramos uma alteração orgânica que justifique o quadro. Entre as causas psicológicas, uma de destaque é a ansiedade podendo relacionar-se ao ato em si, ou ao desempenho sexual em geral. A presença do sintoma reforça a ansiedade com aumento da insegurança e piora do desempenho, criando uma situação de piora crescente.

Como tratar a ejaculação precoce?

Uma vez que as causas são psicológicas, o tratamento baseia-se na psicoterapia voltada à sexualidade associado ou não ao uso de uma classe de medicamento que tem o retardo da ejaculação como efeito.

A psicoterapia sexual é dirigida às disfunções sexuais, realizada através de sessões semanais onde são abordados os temas em relação a sexualidade e comportamento sexual. O tempo de resposta do tratamento é muito variado e depende da adesão e colaboração do próprio paciente. Associada a terapia são ensinados exercícios específicos na tentativa de prolongar o tempo de ejaculação e o ato sexual

O tratamento medicamentoso é realizado com antidepressivos da categoria dos inibidores seletivos da recaptação da serotonina.  O orgasmo é um fenômeno do sistema nervoso central e é, usualmente, seguido da ejaculação. A serotinina  é um neurotransmissor,  e seus níveis são importantes no funcionamento normal do orgasmo e consequentemente ejaculação. Regulando os níveis de serotonina nós conseguimos um tempo de latência maior entre o estímulo sexual e o orgasmo, retradando a ejaculação e dando a oportunidade do paciente manter uma relação sexual satisfatória para ele e para a parceira.

Procure ajuda e tratamento específico no início da insatisfação, não descuide de sua saúde sexual.

Ejaculação Precoce