Vamos começar este texto com uma pergunta aparentemente simples: qual foi a última vez que você foi ao médico fazer um check-up? Se a resposta for “há mais de um ano”, ou se nem lembra ao certo qual foi a última vez, você definitivamente precisa acompanhar mais a sua saúde!

De fato, há anos os estudos vêm comprovando que os homens são mais vulneráveis às doenças, principalmente pela maior resistência em procurar cuidados médicos, diferentemente das mulheres, que recorrem aos serviços de saúde para uma atenção primária.

De acordo com o Ministério da Saúde, a população masculina, na grande maioria dos casos, procura médicos especializados quando o problema de saúde já está detectado e, geralmente, em estágio mais grave. Em alguns casos, eles até chegam a ser diagnosticados com determinado problema, mas deixam de seguir os tratamentos recomendados.

Este é o tipo de coisa que não pode mais acontecer, em plena era da informação do século 21. Hoje em dia há muitos profissionais qualificados para detectar e tratar os mais variados tipos de doenças, além de cuidar da saúde do homem. No caso da clínica PAIH, por exemplo, a especialidade é a saúde sexual e fertilidade do homem.

De toda forma, independentemente do problema, torna-se imprescindível que cada um faça a sua parte e esteja em dia com os exames e consultas médicas. Mas, você sabe quais são as doenças que mais afetam a saúde sexual masculina?

Disfunção erétil

Acredite: os problemas de ereção são mais comuns do que se imagina e afetam homens de todas as idades, seja por causas físicas ou psicológicas. Porém, muitas vezes, essa disfunção erétil acaba sendo motivo de grande preocupação e constrangimento. Não deveria. Nesses casos, o importante é procurar um especialista em saúde sexual masculina, que poderá entender melhor o que está acontecendo.

Apesar de serem problemas comuns, cada caso precisa ser avaliado individualmente, uma vez que possui um diagnóstico e, consequentemente, um tratamento específico.

Obesidade

Ainda representando uma das doenças que mais afeta a saúde do homem, a obesidade pode estar ligada a diversos fatores, desde sociais, comportamentais, ambientais, culturais, psicológicos, metabólicos e genéticos.

Entretanto, ter um estilo de vida sedentário e dietas ricas em açúcar e gorduras – e pobres em frutas, verduras ou legumes – acabam influenciando mais neste tipo de doença, que pode causar uma série de complicações, como o diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares, apneia do sono e até mesmo infertilidade.

Câncer de próstata

Este é o tipo de câncer com maior incidência nos homens, geralmente acima dos 60 anos. Quando diagnosticado e tratado no início, os riscos diminuem consideravelmente. Por ser uma doença que tem uma história familiar é importante que homens com parentes de primeiro grau que apresentaram a doença façam acompanhamento anual.

Cuide-se!

Para garantir que a sua saúde esteja sempre em ordem, procure praticar exercícios físicos e manter uma boa alimentação. Evitar vícios e fazer sexo seguro também são métodos aconselháveis para buscar uma vida mais tranquila e saudável.

Se estiver passando por alguma dificuldade, não hesite em procurar um médico especializado. Você também poderá contar com a PAIH, principalmente em problemas relacionados à saúde sexual ou infertilidade.

O importante é que o homem passe por uma avaliação completa, criteriosa e, principalmente, honesta. Assim, qualquer que seja o problema, ele poderá ser resolvido com mais cautela.

Tem alguma dúvida sobre este ou outros assuntos? Fale com a gente!

Acesse e conheça os tratamentos para fertilidade!