A disfunção erétil é um problema que afeta 15 milhões de brasileiros, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). O problema consiste na incapacidade de obter e manter uma ereção tempo suficiente para uma relação sexual satisfatória. 

A disfunção erétil possui tratamento, mas o paciente precisa receber orientação adequada e profissional de um urologista e evitar “receitas caseiras”. Somente após uma avaliação clínica capacitada é possível identificar o melhor tratamento para cada problema. 

Isso porque a disfunção erétil pode ter origem diversa, em qualquer fase do processo de ereção. Confira agora as principais causas e tratamentos mais utilizados para acabar com a disfunção erétil. 

Causas da disfunção erétil

A impotência sexual pode ser desencadeada por uma série de problemas, que envolvem cérebro, hormônios, emoções, nervos, músculos e vasos sanguíneos – ou seja, causas físicas e psicológicas. Por isso, deve ser investigada a fundo por um urologista para um encaminhamento correto.

Em certos casos, o paciente pode ter sua disfunção erétil provocada por mais de um fator – mas a maioria das vezes são os problemas físicos que impedem o paciente a ter relações sexuais. Dentre os principais problemas que desencadeiam uma disfunção erétil estão:

  • Doenças cardíacas;
  • Ateroscleroses, ou seja, problemas com o entupimento de vasos sanguíneos;
  • Colesterol ou pressão altos;
  • Diabetes;
  • Obesidade;
  • Problemas com o metabolismo;
  • Distúrbios do sono;
  • Mal de Parkinson;
  • Alcoolismo;
  • Medicamentos, como antidepressivos, anti-histamínicos, que tratam pressão alta, dor ou condições da próstata;
  • Cirurgias que afetam a área pélvica ou medula espinhal.

Como fazer o tratamento

Alguns hábitos podem ser mudados para que, em conjunto do tratamento indicado pelo urologista, haja uma melhora. Fazer exercícios e manter uma dieta balanceada são alternativas importantes que afetam diretamente na disfunção erétil – além da melhora da sua saúde e bem-estar por completo. 

O tratamento pode ser dividido em três tipos:

Não farmacológico: Quando a causa é relacionada a problemas psicológicos, muitas vezes o tratamento consiste em aconselhamento psicológico ou psiquiátrico. Nesta fase, é importante o envolvimento da parceira, como na terapia de casal.

Farmacológico: Para ajudar o homem a conseguir ter e manter uma ereção para sua relação sexual, muitos medicamentos podem ser sugeridos. Eles facilitam o fluxo sanguíneo para o interior do pênis. A recomendação de uso varia de acordo com cada paciente, podendo ser diário, sob demanda de relações sexuais ou até mesmo injeções diretas no pênis.

Cirúrgico: Alguns pacientes necessitam de intervenção cirúrgica para tratar a disfunção erétil. As ações cirúrgicas de próteses penianas apresentam resultados satisfatórios e melhoram significativamente a qualidade de vida do homem. 

Na PAIH você encontra especialistas no tratamento para disfunção erétil. Os urologistas especializados na saúde sexual do homem oferecem o tratamento mais adequado para cada paciente, sempre priorizando sua saúde e bem-estar. 

Não deixe de consultar um urologista para cuidar de sua saúde sexual. Esse profissional possui papel fundamental na avaliação da disfunção erétil, podendo te ajudar a melhorar a sua vida amorosa. Agende já uma consulta!