Ter problemas com ejaculação pode ser mais comum do que muitos imaginam – no entanto, o retardamento da ejaculação é um problema mais raro entre os homens: aproximadamente 5% dos brasileiros apresentam o problema em algum momento na vida.

Mas esse número pode ser maior – afinal, os pacientes ainda sentem vergonha de buscar ajuda médica. As causas do retardamento da ejaculação são várias, podendo ser desde físicas e psicológicas. No entanto, é possível reverter a situação com um tratamento adequado.

Confira agora as causas mais comuns da dificuldade de ejaculação e os tratamentos mais recomendados para este problema. E lembre-se, ir em busca de ajuda médica é a melhor opção para recuperar a sua qualidade de vida e aumentar sua saúde. 

Tipos de dificuldade de ejaculação

A dificuldade de ejacular pode ser diagnosticada de diferentes tipos. A disfunção pode ser caracterizada pela ausência de ejaculação, por exemplo – que nesse caso, é identificada como anaejaculação; em outros casos, o homem pode ser diagnosticado com ejaculação retrógrada, quando há um problema que o impede de ejacular normalmente durante uma relação sexual. Já no caso da ejaculação retardada, a ejaculação ocorre – porém em um tempo muito acima da média. 

As causas para tais disfunções podem ser de origem psicológica, como estresse, ansiedade e traumas, como também orgânicos, como diabetes, distúrbios hormonais, problemas decorrentes do envelhecimento, lesões neurológicas e uso excessivo de álcool e drogas. Alguns medicamentos, como antidepressivos, também podem interferir na qualidade da saúde sexual do homem e também devem ser investigados pelo médico urologista. 

A única forma de ter um real diagnóstico e garantir um tratamento de qualidade é por meio de uma consulta com um urologista com experiência no assunto. Durante uma consulta, o especialista irá avaliar qual a origem do problema e recomendar a melhor forma de tratamento, ainda que o tratamento seja indicado a um psicoterapeuta especializado em disfunções sexuais. 

Quais são os tratamentos para quem tem dificuldade de ejaculação?

Os tratamentos variam conforme a causa. Por ser um problema em que geralmente a origem se dá por conta de algum fator psicológico, o tratamento é realizado de forma multidisciplinar. 

Tanto o urologista quanto psicólogo ou especialidades médicas de alguma doença específica – como um endocrinologista no caso de diabetes. Quando o problema vem por conta de alguma frustração do casal, um terapeuta sexual também pode ser indicado, de forma a trabalhar  autoestima e autoconfiança, além de identificar possíveis motivos que causem estresse e tensão no homem. 

A Paih oferece todas as especialidades médicas em um único lugar, de forma a oferecer o melhor tratamento para disfunções sexuais masculinas. As consultas são realizadas de forma humanizada, com privacidade e sigilo em todas as informações, sempre priorizando o bem estar do casal.

Além disso, possuímos programas de fertilidade, com tratamentos de alto nível como reversão de vasectomia, preservação de fertilidade, reprodução assistida e muito mais. Marque uma consulta agora mesmo e tenha um acompanhamento completo com uma equipe médica especializada na saúde do homem!