Em metade das vezes, a dificuldade de engravidar é originada por problemas de fertilidade masculina. Dentre a alterações seminais a azoospermia é o mais grave e pode ser diagnosticada por meio de exame do sêmen. Por isso, quando o casal deseja engravidar e está com dificuldade de realizar o sonho, ir ao médico especialista é a forma mais objetiva para solucionar o problema.

A azoospermia tem como característica a ausência de espermatozóides no sêmen que tem como causas  problemas de produção nos testículos, alteração no controle hormonal da produção ou obstrução na via de saída dos espermatozoides. 

Confira agora todas as informações sobre a azoospermia, como suas causas, sintomas e tratamentos. 

O que causa a azoospermia?

As causas da azoospermia são diversas, e divididas entre obstrutivas e não obstrutivas.

  • Causas obstrutivas

Ocorre quando há produção normal nos testículos, porém há um  bloqueio da passagem dos espermatozóides. Essa obstrução geralmente acontece no deferente (vasectomia) ou nos epidídimos por causas infecciosas que causam fibrose resultando na obstrução.

  • Causas não obstrutivas

É quando temos alteração na produção dos espermatozoides. Pode ser causada por malformação congênita (criptorquidia), alterações hormonais, doenças genéticas ou exposição a substâncias tóxicas, como radiação, quimio  radioterapia.

Quais são os sintomas?

Na maioria dos casos, a azoospermia costuma ser assintomática. A principal queixa dos pacientes é a incapacidade de ter filhos. 

Quando os casais não engravidam depois 12 meses de relação sem contracepção, a recomendação é investigar a causa de infertilidade no casal. No caso dos homens, um dos exames a ser realizado é o espermograma – que analisa a qualidade, quantidade e motilidade dos espermatozóides.

Com o diagnóstico confirmado, o paciente recebe o tratamento adequado para azoospermia.

Como é o tratamento para azoospermia?

Como vimos, a azoospermia é dividida em dois tipos, e isso vai determinar a abordagem do médico para um tratamento adequado. Seu principal objetivo é restabelecer a fertilidade, para que o casal possa engravidar.

Em pacientes com obstrução por vasectomia o tratamento é feito por meio de cirurgia de reversão da vasectomia.  Nos pacientes com varicocele e azoospermia está indicada a cirurgia de correção da varicocele. Nas deficiências de gonadotrofinas (hormônios indutores da produção de espermatozoides) podemos repor esses hormônios. Nos homens usando testosterona, suspendemos a droga.

Nos pacientes com azoospermia não obstrutiva e em homens que a cirurgia não deu resultado, outros tratamentos de fertilidade são utilizados, como os métodos de reprodução assistida.

Mas para que o tratamento seja realizado de forma correta, é importante consultar um médico especializado – e você encontra aqui na PAIH, um consultório referência no assunto. 

Nosso corpo clínico está preparado para te ajudar com a realização de engravidar, oferecendo consultas, exames e tratamentos que vão ajudar desde a identificação da causa, acompanhamento e tratamento –  tudo isso na melhor região de São Paulo. Agende agora mesmo uma consulta!