A dificuldade de engravidar nem sempre é um problema apenas da mulher – muitos homens sofrem com a infertilidade. Para se ter uma ideia, esse é um problema que corresponde a cerca de 40% dos casos de infertilidade em casais.

A boa notícia é que há diversos tratamentos para infertilidade masculina que podem ajudar a realizar o sonho de ter um filho. Para que você entenda um pouco mais sobre o tema, nós da Paih listamos os principais tratamentos para infertilidade masculina.

A forma de tratar vai depender bastante da causa do problema – e por isso é fundamental que um especialista faça todo o acompanhamento do casal. Aqui na Paih, você tem o atendimento necessário para tratar a infertilidade masculina, agende sua consulta e acompanhe nossos artigos aqui no blog!

1: Medicamentos

Este é o tipo de tratamento mais simples, pois a maioria dos problemas de infertilidade masculina pode ser tratado apenas com medicamentos. Um deles é infecção no aparelho reprodutor – problema que causa a redução da quantidade e qualidade dos espermatozoides.

2: Tratamento hormonal

Quando o homem sofre com deficiência de hormônios, ele pode não produzir corretamente os espermatozoides. Esse problema pode ser causado por conta de complicações genéticas, distúrbios na tireoide, uso de anabolizantes e medicamentos, ou até mesmo tumores na hipófise. 

Nesses casos, o tratamento é realizado por meio de uma terapia hormonal – que pode levar pelo menos 3 meses. Geralmente, são utilizados medicamentos que ajudam a regular os hormônios, além da recomendação de mudança de hábitos para evitar problemas futuros.

3: Cirurgia

Algumas complicações ao longo da vida do homem também podem causar a infertilidade – e muitos deles precisam de cirurgia para serem reparadas. É o caso da varicocele, que é responsável por ⅓ dos casos de infertilidade masculina. 

Nesse caso, a cirurgia promove a ligação dos vasos dilatados, interrompendo o fluxo sanguíneo. É um procedimento simples, não requer internação e o paciente já está apto a retomar suas atividades em 3 dias. 

4: Inseminação Intra Uterina

Em alguns pacientes, os tratamentos podem não surtir efeito – e por isso a inseminação artificial se torna uma alternativa importante. Para a inseminação intra uterinal, o homem faz a coleta do esperma em laboratório – que passa por preparação para uma posterior aplicação diretamente no útero.

5: FIV (Fertilização in vitro)

É outro método como a inseminação artificial – mas sua diferença é que ao invés da fecundação ser feita diretamente na mulher, ela é realizada em laboratório, com os espermatozoides colocados juntos dos óvulos. 

Geralmente, esse tratamento é realizado quando o homem apresenta uma alteração importante no sêmen, como diminuição na quantidade, qualidade, motilidade e morfologia.

Além desses há diversos outros tratamentos, que são indicados conforme o histórico não apenas do homem, mas do casal. Por isso, vale a pena ir à consulta juntos, para entender quais são as possibilidades de tratamento para a causa. 

Não deixe o seu sonho de se tornar pai para depois. Agende uma consulta na Paih e veja que infertilidade masculina tem tratamento!