Quando um casal tem feito tentativas para engravidar, mas sem sucesso nessas tentativas há no mínimo um ano, é hora de consultar um especialista. A saúde do casal deve ser avaliada nesse momento – afinal, os entraves para iniciar a gravidez podem vir do homem ou da mulher.

Em aproximadamente 30% dos casos, a infertilidade é causada por um fator masculino isolado, enquanto em outros 20% os fatores masculinos e femininos estão combinados. Portanto o fator masculino está presente em aproximadamente 50% dos casais com queixa de infertilidade.

A investigação da fertilidade masculina começa em um espermograma, que vai analisar as características  dos espermatozoides, como capacidade de locomoção e vitalidade. Mas muitas vezes quando há problemas com a fertilidade do homem, as causas podem ser originadas por fatores externos.

Confira agora quais são esses fatores que podem afetar a fertilidade masculina.

1: Doenças sexualmente transmissíveis

As DSTs como a clamídia e a gonorreia podem atrapalhar a fertilidade masculina. Essas bactérias podem desencadear inflamação nos testículos e no epidídimo – que é uma estrutura sobre o par de glândulas masculinas, que travam a passagem dos espermatozoides.

2: Excesso de peso

Aquela barriguinha pode ser o motivo da sua dificuldade em ter filhos, sabia? Isso porque quando há o excesso de gordura, há um aumento de temperatura corporal e, consequentemente, dos testículos – o que pode prejudicar a qualidade do sêmen.

Adotar hábitos saudáveis, como uma alimentação balanceada e a prática de exercícios físicos regularmente são atitudes que vão te ajudar a aumentar a família.

Também vale parar com o cigarro. Afinal, diversos componentes químicos prejudiciais, como o cádmio, se depositam nos testículos e não saem mais. O fumo também agride os vasos sanguíneos, que quando ficam finos comprometem o aporte de oxigênio e nutriente a bolsa escrotal.

3: Idade

Embora haja o conhecimento de que o envelhecimento masculino não afeta sua fertilidade, estudos já mostram que a partir dos 50 anos a qualidade e a quantidade dos espermatozóides começam a decair. 

4: Uso de anabolizantes

O consumo de substância à base de testosterona tem repercussões negativas sobre a capacidade fértil. Quando um homem usa anabolizantes ele pode sofrer uma redução no número de espermatozóides e até ficar estéril. 

5: Varicocele

A varicocele é uma das grandes causas da infertilidade masculina. Esse defeito acaba ocasionando um aumento no calibre de algumas veias da região. Com isso, o líquido vermelho fica represado, o que eleva a temperatura da bolsa que guarda os testículos, o que interfere na produção de espermatozóides. 

No entanto, o problema pode ser corrigido com cirurgia. O procedimento é relativamente simples – no entanto é importante detectar o problema o quanto antes, já que a varicocele costuma aparecer na adolescência. 

Se você precisa de atendimento especializado para investigar a sua fertilidade, conte com a equipe multidisciplinar da PAIH. Aqui, nosso compromisso é em oferecer mais saúde e ajudar os casais a garantir o sonho de ter filhos. 

Com um atendimento especializado, somos referência em tratamentos da saúde sexual masculina e métodos de reprodução assistida, como inseminação intrauterina, fertilização in vitro e Injeção Intracitoplasmática de Espermatozoides. Agende já uma consulta!