A telemedicina no Brasil foi autorizada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) para ajudar os atendimentos durante a pandemia da COVID-19, o que tem sido uma ferramenta eficaz diante do isolamento social. 

O modelo poupa idas a serviços de saúde em até 64%, ajudando a desafogar as unidades hospitalares, que podem se focar em casos mais graves e emergenciais, de maneira ágil.

E para que você entenda melhor sobre a utilização da telemedicina, nós da PAIH listamos alguns fatos importantes sobre esta tecnologia que você precisa saber. Confira!

1: Otimização de tempo, evitando aglomerações e deslocamentos

Por meio da consulta online é possível diagnosticar os primeiros sintomas de determinadas doenças e solucionar casos que não tenham tanta complexidade. Dessa forma, se evita ir a hospital. 

Além disso, há especialidades que já vêm utilizando a telemedicina como suporte, como no caso de atendimento psicológico, que tem tido um aumento na procura neste período. Pediatra e clínico-geral também têm procuras recorrentes nos agendamentos.

2: Realização simples e prática

Uma teleconsulta é agendada por telefone ou até mesmo pelas mídias sociais. Desta forma, o médico consegue entrar em contato com o paciente por meio de vídeo para se iniciar o atendimento – tudo isso com seu horário marcado e realizado por computador ou celular. 

3: Conversa clara entre médico e paciente

A melhor forma de ser atendido via telemedicina é passar para o médico todos os sintomas, bem como o histórico de doenças anteriores. Em alguns casos pode ser necessário a utilização de equipamentos – como o termômetro para aferição de temperatura, como no caso de consultas para sintomas de coronavírus. 

4: Oferece acesso à diversas especialidades

Através da telemedicina é possível se consultar com diversas especialidades. Se o paciente está com um sintoma simples, mas que tem incômodo como no caso de ginecologista, oftalmologista, dermatologista, ortopedista, etc, é possível ter atendimento com segurança e qualidade, sem sair de suas casas neste momento em que o isolamento social é tão importante para todos. 

5: O que não pode faltar

Alguns quesitos não podem ficar de fora durante uma teleconsulta. O médico deve identificar no prontuário a hora, data e o mecanismo de comunicação utilizado no atendimento, além é claro do número do seu CRM – principalmente em casos de atestados ou receitas. 

Também não deve fazer nenhuma alteração nesses documentos após a assinatura médica. No caso de teleconsulta, é feita utilizando certificados e chaves emitidos pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil. 

6: Modalidades diferentes

São 3 modalidade diferentes de telemedicina que foram autorizadas. A primeira é a teleorientação, para que médicos possam à distância orientar e encaminhar pacientes em isolamento; o telemonitoramento é utilizado em casos em que o médico monitora à distância parâmetros de saúde do paciente, e a teleinterconsulta serve para troca de informações e opiniões entre médicos, para auxílio diagnóstico ou terapêutico.

A telemedicina veio para ajudar o contato entre médico e paciente, para que todos possam se prevenir da transmissão do vírus e garantir sua saúde durante a pandemia. A Paih está à disposição para te ajudar, conte com nossa expertise em urologia, saúde sexual do homem, preservação da fertilidade, reversão de vasectomia, reprodução assistida e muito mais!

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