A infertilidade masculina é responsável por 50% das causas de infertilidade conjugal. Várias doenças podem levar o homem a não conseguir engravidar naturalmente sua parceira, como por exemplo: varicocele, infecção testicular (orquite) pelo vírus da caxumba, criptorquidia (testículos fora da bolsa testicular), vasectomia, dificuldades na relação sexual, doenças sexualmente transmissíveis, uso de anabolizante esteroide, entre outros. 

O problema é diagnosticado com uma avaliação clínica, exame físico e análise seminal (espermograma), com o objetivo de diagnosticar a causa da alteração da fertilidade. Com o resultado da avaliação completa, o médico será capaz de indicar a melhor alternativa para o casal ter filhos.

Confira agora as principais causas da infertilidade masculina neste artigo que a PAIH preparou especialmente para você. 

1: A temperatura pode afetar a fertilidade masculina

Uma das causas para a infertilidade nos homens é o aumento da temperatura dos testículos. Isso pode ocorrer por conta de doenças, como varicocele (varizes do testículo), obesidade, risco ocupacional (trabalhadores expostos a ambiente de trabalho com alta temperatura) e causas comportamentais (sauna).

2: Alterações hormonais

Doenças endócrinas que alterem a produção dos hormônios hipofisários que estimulam a produção de espermatozoides nos testículos também podem ser a causa da infertilidade do homem. Uso de testosterona bloqueia a produção de gonadotrofinas pela hipófise alterando a produção de espermatozoides.

3: Inflamação

Também há casos em que a infertilidade pode ser causada pela inflamação testicular, por ação direta nas células germinativas (células que formarão os espermatozoides) ou alterações na anatomia das vias de saída dos espermatozoides. O maior exemplo é a infecção testicular pelo vírus da caxumba.

4: Doenças sexualmente transmissíveis

Você sabia que uma DST pode afetar os seus planos de aumentar a família? As doenças que acometem o canal da ejaculação, como é o caso das infecções bacterianas como clamídia e ureaplasma, tricomoníase ou gonorreia podem alterar as taxas de espermatozoides.

5: Problemas anatômicos

Em alguns casos, a infertilidade é causada por problemas anatômicos ou funcionais que impedem o correto depósito do sêmen no interior da vagina – como é o caso da hipospádia. Casos de distúrbios de ereção e ejaculação precoce também afetam diretamente a fertilidade do homem. 

No entanto, a melhor forma de entender o seu caso é com uma consulta médica. Depois dos exames clínicos e laboratoriais, será possível indicar o tratamento mais adequado para o casal conseguir ter filhos. 

Conte com o corpo clínico da PAIH para realizar o sonho de aumentar a família – com um atendimento humanizado e com todos os recursos mais atuais de tratamento. Aqui, seu planejamento familiar é levado a sério, sempre a favor da sua saúde e bem-estar. Agende uma consulta agora mesmo e conte com quem é especializado em tratamentos de infertilidade masculina!