O planejamento familiar é fundamental para quem deseja ter filhos. Nele, o casal precisa incluir a consulta médica para a realização de uma série de exames específicos para ter certeza de que a saúde está adequada para a gravidez e que nenhuma doença poderá interferir nesse processo.

Além disso, vale garantir que não há problemas de fertilidade para o casal. Afinal, as causas de infertilidade são bem distribuídas: em 30% dos casos o fator é masculino, 30% é feminino. Nos outros 30% os problemas ocorrem tanto no homem quanto na mulher, e 10% são desconhecidos.

Confira agora algumas dicas importantes para você que está planejando uma gravidez. 

1: Vida saudável

Uma recomendação importante para o casal é ter uma vida saudável. Por isso, quem planeja filhos deve abandonar vícios como tabagismo e diminuir o consumo de bebidas alcoólicas, iniciar a prática de atividades físicas, receber algumas vacinas e ter uma alimentação saudável e equilibrada.

Além disso, médicos também recomendam diminuir o consumo excessivo de cafeína, açúcar, refrigerante e termogênicos, que podem dificultar a gestação e aumentar o risco de aborto.

2: Idade

O relógio biológico impacta diretamente a fertilidade do casal, principalmente nas mulheres. Os médicos consideram que o período de fertilidade alta da mulher continua até os 30 anos. Entretanto, as chances de engravidar começam a diminuir de maneira acentuada após essa idade, principalmente depois dos 35 anos.

Para os homens, esse risco é menor. No entanto, estudos já apontam que a partir dos 45 anos, a qualidade do sêmen vai diminuindo e pode afetar no tempo de gestação.

3: Busque ajuda

Quando o casal não engravida, de forma natural, após 12 meses sem contracepção é indicada a avaliação médica específica para uma solução. Afinal, hoje em dia há diversos tratamentos de fertilidade que trazem resultado e realizam o sonho de aumentar a família. 

Aqui na Paih, nossa especialidade é saúde sexual masculina e fertilidade. O tratamento é completo, desde a identificação da causa até o tratamento ideal para cada caso. Dentre eles, a reversão de vasectomia, a preservação da fertilidade e a reprodução assistida. 

Seja o tratamento de doenças ou no apoio médico para tratar questões de infertilidade do casal, a Paih garante um tratamento humanizado e com todos os recursos necessários para um tratamento mais indicado para as suas necessidades. 

A atenção é completa a seu problema. Possuímos uma equipe médica preparada para te orientar sobre o tratamento mais adequado, com ótimas taxas de sucesso. Agende a sua consulta e realize o sonho da gravidez.