A varicocele é a causa mais comum de infertilidade masculina atingindo até 40% dos homens com o problema. A doença é caracterizada pelo refluxo de sangue nas veias que drenam o sangue dos testículos e pela dilatação dessas veias. O refluxo e a estase de sangue nos testículos alteram a produção de espermatozoides podendo diminuir a concentração, alterar motilidade e morfologia ou todos esses fatores em conjunto.
A ausência de espermatozoides pode ser causada por varicocele?
Sim, a varicocele pode levar a ausência de espermatozoides em alguns homens. A associação de varicocele e azoospermia não é frequente e o conhecimento do resultado do tratamento da azoospermia por varicocele é limitado. O maior estudo na literatura médica conta com a reunião de 12 trabalhos, que juntos, estudaram 240 pacientes . Essa revisão mostrou que 40% dos homens operados da varicocele recuperaram a produção de espermatozoides o suficiente para realização de fertilização in vitro.
Nos casos de azoospermia por varicocele são necessários os exames de genética?
Outras causas podem estar associadas à varicocele na presença de azoospermia e devemos investiga-las antes de indicar a cirurgia. O assunto é controverso entre os nós especialistas, porém um estudo clínico mostra que pacientes com associação de varicocele e doença genética não melhoraram após a cirurgia de varicocele. No PAIH os pacientes são submetidos a avaliação genética previamente ao tratamento cirúrgico da varicocele.
Como sei se devo operar a varicocele?
Nos casos de infertilidade masculina, com azoospermia, varicocele clínica e ausência de causas associadas é indicado o tratamento cirúrgico da varicocele com o objetivo de recuperar a produção de espermatozoides e realizar fertilização in vitro pela técnica de ICSI.
A técnica de tratamento cirúrgico da varicocele muda nos pacientes com azoospermia?
Não, a técnica sub inguinal microcirúrgica é a indicada em todos os pacientes com varicocele, independente da alteração seminal.
Quanto tempo depois da cirurgia de varicocele saberei se a cirurgia surtiu efeito?
A produção de espermatozoides demora de dois a três meses, dessa forma o primeiro exame após a cirurgia é realizado com três meses e o acompanhamento é feito até 12 meses depois de operado.
Nós do PAIH esperamos ter prestado ajuda a você. Informe-se e procure por atendimento médico especializado.
Deixar um comentário