A varicocele é uma doença que acomete cerca de 15% da população masculina e nem sempre apresenta sintomas. Ela é a causa de infertilidade masculina mais importante pois é a mais frequente e possui tratamento.
A doença caracteriza-se por dilatação das veias do cordão inguinal, estrutura que leva e traz sangue para os testículos, causando alterações na produção de espermatozoides, alterando sua qualidade e quantidade.
Confira agora como é feito o diagnóstico e conheça o tratamento para a varicocele. Muitas causas de infertilidade possuem tratamento, e por isso é importante consultar um especialista em caso de dificuldade em engravidar – não deixe o sonho de aumentar a família para depois!
Como é feito o diagnóstico de varicocele?
O diagnóstico é simples e rápido, feito já no consultório do urologista. O médico faz a inspeção e palpação dos elementos do cordão inguinal na bolsa testicular em ambiente, com a temperatura confortável, com o paciente em posição ortostática (em pé) em repouso e com a associação de manobra específica, chamada de Valsalva. Nessas condições o médico pode procurar ver ou palpar as veias dilatadas.
Além da presença da varicocele, o médico também vai observar o tamanho dos testículos e sua consistência, sempre estabelecendo uma comparação com o testículo contralateral. A varicocele pode ser classificada em 3 graus:
- Varicocele em grau III (quando é visível);
- Varicocele em grau II (palpável);
- Varicocele em grau I (palpável com o método Valsalva).
Em alguns casos, o especialista também pode solicitar uma ultrassonografia com doppler na região para ajudar em um diagnóstico mais preciso.
A varicocele é um problema que se manifesta na puberdade, pode determinar um dano crescente na produção de espermatozoides e infertilidade na idade adulta.
Como é o tratamento para varicocele?
A melhor forma de tratar a varicocele é por meio de cirurgia. O procedimento é indicado quando o casal tem infertilidade, o homem tem varicocele clínica grau II ou III e alteração do espermograma (concentração, motilidade ou aumento da taxa de fragmentação de DNA dos espermatozoides).
Durante a cirurgia, as veias defeituosas que estão acumulando sangue, são ligadas e seccionadas a fim de interromper o refluxo sanguíneo das veias para o testículo. O procedimento pode ser realizado por meio de cirurgia aberta, laparoscópica ou embolização percutânea.
Em geral, 60% dos pacientes que se submetem a uma cirurgia de tratamento de varicocele apresentam melhora dos parâmetros avaliados na análise seminal, em comparação com a avaliação pré-operatória.
Um terço dos casais tratados engravidam naturalmente e outro um terço muda a indicação de técnica de reprodução assistida de técnicas de alta complexidade (fertilização “in-vitro” e injeção intracitoplasmática de espermatozóide) para baixa complexidade (inseminação intra-uterina).
Se você tiver algum desconforto ou dor ou perceber um aumento de tamanho no saco escrotal, não exite em procurar um médico. Cuide da sua fertilidade com que entende do assunto – agende agora mesmo a sua consulta na Paih e faça um planejamento familiar de qualidade, focando na sua saúde.
Deixar um comentário