Você sabia que homens vasectomizados podem retomar sua fertilidade? A reversão de vasectomia é um procedimento muito procurado e, como o nome sugere, consiste em reverter o procedimento de vasectomia – fazendo com que seja possível a retomada do fluxo dos espermatozóides pelos ductos deferentes.
No entanto, existem alguns fatores que podem influenciar diretamente o sucesso deste procedimento. Por isso, os homens que desejam voltar a serem férteis devem procurar um urologista para que sejam analisadas as melhores formas para voltar a ter filhos.
Se esse é o seu caso, confira este artigo que nós, da PAIH, criamos para tirar todas as suas dúvidas sobre a reversão de vasectomia. Acompanhe a leitura!
Como funciona a cirurgia de reversão de vasectomia
Para reverter uma vasectomia, é preciso religar os canais por onde os espermatozóides passam. Para isso, é feita uma microcirurgia – que faz uma incisão no saco escrotal do paciente, de 3 a 5 centímetros. Esse corte vai ajudar a identificar as pontas dos canais que foram cortados, para que então sejam suturadas e religadas.
É uma cirurgia realizada sob anestesia geral e se feita logo pela manhã, o paciente é liberado no mesmo dia. Para saber se a reversão de vasectomia teve resultado, é necessário aguardar 20 dias para então realizar o exame de espermograma, que vai verificar se há espermatozóides no sêmen, além da sua motilidade e morfologia.
Indicação para reverter a vasectomia
Embora seja uma cirurgia de altos índices de sucesso, o homem precisa cumprir alguns requisitos. O principal deles é o tempo da vasectomia: pessoas que fizeram o procedimento há menos de 15 anos tem maior taxa de sucesso, mesmo assim vasectomias com tempo superior há 15 anos também podem ser revertidas com sucesso.
Esse tempo é estabelecido por conta do processo de cicatrização do local. Ao longo dos anos, ocorre o processo de fibrose, que cria obstruções abaixo de onde foi realizado o rompimento do canal deferente – o que dificulta um novo ligamento.
Outro ponto importante é avaliar a parceira. Afinal, é preciso que o nível de fertilidade de ambos esteja alto para que haja a concepção.
Níveis de sucesso da reversão de vasectomia
As taxas de sucesso variam de paciente para paciente. Isso porque quanto menor o intervalo entre a vasectomia e sua reversão, maiores são as chances. Homens vasectomizados há 3 ou 4 anos têm 90% de permeabilidade na cirurgia e após 15 anos 75%.
Por isso, a recomendação é ir em busca de um especialista junto com a parceira e entender quais são as melhores chances de realizar o sonho de engravidar. Aqui na PAIH, você encontra uma equipe médica totalmente especializada na reversão de vasectomia, além de outros tratamentos de fertilidade tanto para homens como para mulheres.
O Programa de Atendimento Integral ao Homem cuida da saúde sexual masculina por completo, para que você tenha muito mais chances de realizar o sonho da paternidade. Estamos localizados em Higienópolis, região de São Paulo com fácil acesso – agende agora uma consulta para realizar a sua reversão de vasectomia!
Deixar um comentário