O conceito de saúde sexual envolve as áreas de reprodução (fertilidade), sexualidade (comportamento sexual) e doenças sexualmente transmissíveis. Um homem sexualmente saudável tem a plena capacidade reprodutiva, é sexualmente ativo, cuida-se e faz sexo seguro.
Qual a importância da fertilidade na saúde sexual masculina?
O desejo de ter filhos, compartilhado pelo casal é o objetivo primário da relação sexual o que torna a fertilidade um dos pilares da sexualidade humana e fator de satisfação pessoal para homens e mulheres. As alterações da fertilidade podem impactar negativamente na sexualidade e satisfação sexual fazendo com que os tratamentos para infertilidade com êxito afetem positivamente a vida do casal.
Qual a contribuição da sexualidade na saúde sexual masculina?
Além da função reprodutiva, o sexo relaciona-se com a identidade pessoal, prazer e relacionamento afetivo.
A atividade sexual permite ao homem e a mulher identificação com o gênero, expressão e afirmação dessa identidade.
O prazer da atividade sexual vem do sentimento do desejo pela(o) parceira(o), de sentir-se desejado, da excitação e do sentimento de relaxamento obtido com o sexo.
O prazer sexual obtido pelo casal leva a um sentimento de cumplicidade e intimidade que caracteriza o relacionamento afetivo.
Qual a participação das doenças sexualmente transmissíveis (DST) na saúde sexual masculina?
A atividade sexual saudável depende da integridade física dos órgãos genitais. As DSTs podem trazer prejuízo funcional ao pênis quando causam dor local (nos casos de úlceras) e deformidades (no caso dos grandes condilomas). Além das alterações físicas, existe o estigma de ser portador de uma doença transmitida pela relação sexual que pode causar constrangimento e levar o homem a evitar a atividade sexual.
Como manter uma vida sexual ativa e saudável?
A manutenção da vida sexual saudável passa por hábitos saudáveis de vida, como:
- Combate da obesidade.
- Controle das doenças como hipertensão e diabetes.
- Combate do sedentarismo, com atividade física (leve/moderada) regular e orientada.
- Evitar consumo abusivo de álcool.
- Combate do tabagismo.
- Praticar sexo seguro.
- Procurar auxílio médico especializado quando sentir-se insatisfeito com a vida sexual.
Os profissionais envolvidos com medicina sexual têm a formação e os meios para ajudar você, procure esclarecer suas dúvidas.
Deixar um comentário