Você sabia que cerca de 6% dos vasectomizados buscam sua reversão? A vasectomia é um procedimento que visa impedir que homens sejam férteis – portanto, sua reversão é desfazer esta cirurgia.

Antes do homem realizar sua vasectomia, ele é orientado de que aquela decisão dificilmente poderá ser revertida – e por isso o procedimento deve ser uma opção tomada com responsabilidade.

No entanto, homens que se arrependem de sua decisão podem ter sucesso na reversão de vasectomia. Mas existem alguns pontos que podem favorecer ou dificultar o sucesso do procedimento.

Confira agora quando é o momento de realizar uma reversão de vasectomia. 

Como funciona a reversão de vasectomia?

A reversão de vasectomia consiste em ligar novamente o canal por onde passam os espermatozóides. Para isso, é realizada uma microcirurgia, com uma pequena incisão no saco escrotal, de 3 a 5 centímetros. Depois, as pontas dos canais são localizadas e suturadas para que os espermatozóides possam passar novamente. 

Durante o procedimento, o paciente fica sob anestesia geral – mas liberado no mesmo dia. Para saber se a cirurgia foi bem sucedida, ou seja, o homem voltou a ser fértil, é preciso aguardar 21 dias para fazer um exame de espermograma que avalia a quantidade de espermatozóides no sêmen, além de sua motilidade e morfologia.

Qual o melhor momento para reverter uma vasectomia?

Embora o procedimento seja possível na maioria dos homens vasectomizados, não são todos os homens que são elegíveis ao procedimento. Quanto maior o tempo decorrido entre a vasectomia e a reversão, menor é a taxa de sucesso, mas mesmo para vasectomias com mais de 15 anos a taxa de sucesso é de 75% em serviços com experiência na cirurgia.

A determinação deste tempo está relacionada a obstrução dos canais que levam os espermatozoides do testículo ao epidídimo, que é dada por processo inflamatório crônico devido a vasectomia. 

Outro ponto que é levado em conta é a idade, potencial de fertilidade (reserva ovariana) e permeabilidade tubária  da parceira . Se ela possui baixa reserva ovariana ou obstrução tubária bilateral (trompas entupidas), retomar a fertilidade do homem pode não ser o suficiente para que o casal possa engravidar. Nesses casos, pode ser recomendado outros métodos de fertilização. 

Por isso, o melhor conselho para quem deseja saber se essa é a melhor hora para realizar uma reversão de vasectomia é consultar um especialista. Com exames e uma análise completa, ele poderá te indicar se esse é o melhor caminho para que você e sua parceira realizem o sonho de ter filhos. 

Na PAIH, você encontra este direcionamento com os melhores especialistas, além de inúmeros tratamentos para fertilidade, como reversão de vasectomia, reprodução assistida, congelamento de sêmen, entre outros. 

Estamos localizados em Higienópolis, uma região de São Paulo com fácil acesso. Aqui na PAIH você encontra salas privativas, atendimento ético e humanizado. Todos os nossos procedimentos são realizados por médicos especializados, proporcionando segurança e mais chances de sucesso para o casal.

É hora de realizar o seu sonho de aumentar a família. Agende agora mesmo uma consulta e descubra quais são as melhores alternativas para que o casal possa engravidar com saúde. Conte com os serviços da PAIH!