O que é e como funciona a vasectomia?
A vasectomia é um dos métodos contraceptivos legais e disponíveis no Brasil. A vasectomia é classificada como método cirúrgico e definitivo de contracepção masculina aracterizada pela interrupção (secção e ligadura) dos ductos deferentes (canais que levam os espermatozoides para serem ejaculados) e, embora muito segura, pouco utilizada no nosso País. Nos EUA a vasectomia é a opção de seis por cento dos casais que escolhem um método contraceptivo.
No Brasil ocorreu um aumento significativo das vasectomias notificadas desde 2007, dada mudanças estratégicas no SUS que tornou a vasectomia um procedimento de alta frequência sem limites de utilização e aumentou o valor remunerado pela cirurgia.
Quando realizar a reversão de vasectomia?
A reversão da vasectomia é uma das opções de concepção para um homem vasectomizado e que deseja ter filhos novamente, principalmente por mudança de parceira (novo casamento). Outra indicação, muito rara, é a intratabilidade da dor nos epidídimos que pode acontecer após a vasectomia.
Como saber se a minha vasectomia pode ser revertida?
A possibilidade de reverter a vasectomia depende de avaliação específica do casal com particularidades para ambos:
Fatores examinados no homem:
- Tempo de vasectomia
- Antecedentes de saúde (doenças associadas)
- Uso/exposição a agentes gonadotóxicos (que prejudicam a produção de espermatozoides)
- No exame físico a presença de hidrocele, aspecto dos epidídimos (cheios) e altura da vasectomia (local onde foi amarrado o deferente)
Fatores examinados na mulher junto com o ginecologista
- Idade
- Reserva ovariana
- Permeabilidade tubária
Por que avaliar a minha parceira?
A parceira participará do processo de concepção e, caso ela tenha um problema para engravidar como obstrução tubária (trompas entupidas) e falência ou baixa reserva ovariana (pouca produção dos óvulos), a reprodução assistida é a opção mais objetiva.
O tempo de vasectomia influencia o resultado?
Sim, quanto mais tempo de vasectomia menor é a taxa de sucesso da reversão, mas mesmo com reversões de mais de 15 anos a taxa de sucesso é de 75%, não invalidando a indicação da cirurgia.
O que é hidrocele e por que a presença dela deve ser examinada?
Hidrocele é o acúmulo de líquido entre a túnica vaginal e o testículo que aparece como resultado de reação inflamatória exacerbada após a vasectomia e sua presença é um fator de mal prognóstico para o sucesso da reversão, não impede, mas alerta de que talvez o resultado seja pior do que o esperado.
Deixar um comentário