Você sabia que a vasectomia pode ser revertida? Arrependeu-se da cirurgia ou conhece alguém que deseja recuperar a fertilidade após ter realizado o procedimento? Sabia que 6% dos homens que realizaram a vasectomia também compartilham desse mesmo desejo, de voltar à busca de ser pai? Então, relaxe, pois você não é o único e esse é um procedimento, minimamente invasivo e sem dor. Saiba agora mesmo os detalhes sobre como é feita a cirurgia de reversão de vasectomia!
Inicialmente, é importante entendermos que a vasectomia é um método de controle de natalidade e planejamento familiar cirúrgico considerado, de fato, definitivo. Porém, desde os anos 70, sua reversão vem sendo amplamente estudada e realizada com segurança no mundo inteiro, uma vez que exige profissionais experientes para obter excelentes resultados.
Na cirurgia da vasectomia, os canais (deferentes) por onde passam os espermatozoides são interrompidos. A reversão de vasectomia, por sua vez, irá reconectar essas duas partes que foram separadas, através de uma pequena incisão no escroto – que varia de 3 a 5 centímetros –, que permite a identificação e preparo das pontas para o procedimento cirúrgico.
O homem que passa pela cirurgia de reversão recebe uma anestesia geral e permanece com uma máscara laríngea, não sendo necessária nem a intubação ou a raquianestesia. O procedimento, neste caso, é feito com o auxílio de do microscópio cirúrgico, pinças e fios para microcirurgia. Por isso recomenda-se que seja feito por um médico qualificado na técnica de micro cirurgia. Vale lembrar que a duração varia de duas a quatro horas e no pós-operatório a dor e incômodo são normalmente mínimas e controláveis com medicação.
Assim que a reversão de vasectomia é feita, os ductos do canal deferente voltam a funcionar normalmente, tendo uma taxa média de permeabilidade, ou seja, de retorno de espermatozoides no ejaculado, de 80%.
E depois?
Por se tratar de uma cirurgia delicada, os médicos costumam recomendar aos pacientes dez dias de repouso e sem dirigir. São necessários 21 dias sem ejacular para a correta e completa cicatrização dos canais deferentes. O retorno à vida sexual normal se dá após esses 21 dias.
Após 21 dias, o homem que passou pela cirurgia de reversão de vasectomia passa pelo chamado espermograma, que avalia a presença de espermatozoides no sêmen. Então, recomenda-se o início de um acompanhamento, que permitirá uma avaliação mais precisa da qualidade seminal. Geralmente, essa avaliação ocorre após três meses da cirurgia, e novamente após seis meses. A gravidez pode acontecer em até um ano da normalização do espermograma.
Será que devo fazer a cirurgia de reversão de vasectomia?
Antes de se fazer essa pergunta final, questione-se: “Eu quero mesmo ser pai?” “Meu sonho é ter outro filho?” Se a resposta para essas perguntas for “sim”, não tenha medo, fale com a PaiH agora mesmo e busque os profissionais mais indicados para a sua cirurgia de reversão de vasectomia.
O pré-operatório também será simples! É claro, alguns exames de rotina serão exigidos, para garantir que tudo ocorra de maneira planejada e com sucesso. Entre eles, estão o hemograma completo, coagulograma, glicemia de jejum, eletrocardiograma e RX do tórax.
Portanto, a cirurgia de reversão de vasectomia pode ser realizada por qualquer homem, a qualquer momento, e com alta taxa de sucesso, permitindo engravidar a parceira de forma natural, como acontecia antes. Para garantir maiores chances de gravidez e para que a operação seja de fato indicada, é obrigatório fazer uma avaliação na parceira, que irá assegurar ao casal que não há causa de infertilidade com ela e, muito em breve, com ele. Assim, a fertilidade de ambos estará em dia, e a felicidade e satisfação da paternidade estarão mais próximas.
Quer saber mais informações sobre saúde sexual e fertilidade do homem? Tem interesse em realizar a cirurgia de reversão de vasectomia? Conte com a PaiH. Como você, nos preocupamos com o que há de mais belo e completo para um homem: ser pai!
oi gostaria de saber qual hospital público que faça a cirurgia de reversão de vasectomia