É muito comum que o homem venha a ter algum problema durante o ato sexual em algum momento na sua vida – seja dificuldade de ereção, ejaculação precoce ou diminuição de desejo. Quando esses episódios são frequentes e diminuem a qualidade de vida, a recomendação é que ele vá em busca de ajuda médica.
Os problemas que afetam a saúde sexual do homem podem ser causados por questões médicas ou psicológicas, sendo que sua maioria possui tratamento, possibilitando ao paciente uma vida sexual de melhor qualidade.
Nada melhor do que elevar a autoestima e qualidade de vida, não é mesmo? Por isso, é fundamental que os homens deixem qualquer obstáculo de lado e vão em busca de ajuda médica para encontrar a solução para o que o está afetando em sua vida sexual.
Confira agora quais são os problemas sexuais masculinos mais enfrentados e os possíveis tratamentos. Entenda melhor sobre os sintomas e conte com o corpo clínico da Paih.
Principais causas dos problemas sexuais masculinos
As causas para diagnosticar um problema sexual em um homem são diversas. No entanto, especialistas afirmam que uma complexa relação entre os sistemas nervoso, cardiovascular, hormonal, fatores psicológicos e locais penianos regem a função sexual do homem. Esse complexo sistema, quando sofre influências de fatores como estresse, relações sociais, doenças sistêmicas ou medicamentos tomados pelo paciente podem interferir na vida sexual.
Tipos de disfunção sexual
A disfunção sexual pode ser classificada em quatro tipos:
Alterações do desejo
Problemas com a libido geralmente estão associados a fatores psicológicos, como ansiedade, depressão ou até mesmo problemas no relacionamento. Também podem ser desencadeados pelo uso de medicamentos ou por baixa concentração de testosterona no sangue.
Disfunções ejaculatórias
Essas disfunções podem ser ejaculação rápida; ejaculação retardada; anejaculação ou ejaculação retrógrada. É um problema mais frequente em homens mais jovens, o que aumenta o seu impacto na sexualidade individual e conjugal, especialmente quando é causa de infertilidade. Esta última circunstância é muitas vezes prioritária, sendo por vezes necessário o uso de técnica de reprodução assistida.
Alteração do orgasmo
Também conhecido como anorgasmia, o problema é caracterizado pela dificuldade de ter a sensação de alívio da tensão sexual própria do orgasmo (quando há a contração e o relaxamento muscular). É a relação sexual sem atingir o prazer.
Disfunção erétil
O problema mais conhecido entre as pessoas caracteriza-se pela incapacidade de se obter ou manter uma ereção peniana adequada para a penetração vaginal e ter uma relação sexual satisfatória. Afeta cerca de 65 a cada 1000 homens, aumentando a incidência com o avançar da idade.
É possível tratar os problemas sexuais masculinos?
Sim! A melhor forma de encontrar a solução para o seu caso é agendar uma consulta com um médico urologista com experiência no assunto. Ele irá avaliar a origem dos problemas relacionados à disfunção sexual, sugerindo os tratamentos após um diagnóstico.
Além de exames clínicos e, possivelmente laboratoriais, a avaliação psicológica também entra como uma das etapas da investigação.
A descoberta de medicamentos efetivos, seguros e administrados por via oral também se torna uma boa opção de tratamento para muitos casos.
Deixar um comentário