Um dos principais mitos sobre a fertilidade masculina é exatamente sobre a reversão da vasectomia. Afinal, muitos dizem que ao realizar essa cirurgia o homem está tomando uma decisão definitiva e deixando permanentemente de ser fértil.
No entanto, é possível reverter a vasectomia e recuperar a fertilidade com boa taxa de sucesso.
Enquanto na vasectomia é feito o corte dos canais deferentes para interromper a passagem dos espermatozóides dos testículos até a uretra, a reversão fará o religamento (reananstomose) deste mesmo canal.
O que vai influenciar no sucesso da reversão são alguns fatores, como:
- tempo entre a vasectomia e a reversão.
- presença de hidrocele (água ao redor dos testículos) após a vasectomia
- técnica microcirúrgica e a experiência do cirurgião.
- presença de espermatozóides na secreção avaliada da porção do deferente que vem do testículo.
Depois da cirurgia, a taxa média de permeabilidade (retorno de espermatozoides no ejaculado) para cirurgiões com experiência é de 80%. No entanto, o tempo entre a vasectomia e a sua reversão é o que mais impacta na taxa de sucesso.
Para se ter uma ideia, em vasectomias de até três anos, a taxa de gravidez e permeabilidade é respectivamente: 76% e 97%; para intervalos de 3 a 8 anos, 44% e 79%; para vasectomia com 9 a 14 anos; 30% e 71% para vasectomias com mais de 15 anos.
Como decidir fazer uma reversão de vasectomia?
Segundo estudos, 6% dos homens vasectomizados acabam buscando a reversão do procedimento. Geralmente, o motivo se deve a um segundo casamento – devido a um divórcio ou falecimento da esposa ou filhos.
Também existem homens que buscam reverter o processo devido a ocorrência de dores no testiculo, razões religiosas ou simplesmente pelo simples desejo de voltar a ser fértil.
Se você já se submeteu a uma vasectomia e deseja aumentar a família, o primeiro passo é se consultar com um urologista especializado em fertilidade masculina – como a nossa equipe da Paih.
Depois de uma consulta clínica e laboratorial, ele poderá dizer qual a probabilidade de sucesso do procedimento para o seu caso. É importante ressaltar que a parceira também precisa ser examinada para entender seu potencial de fertilidade.
Em casos em que a reserva ovariana da esposa é baixa, é possível recomendar outras alternativas de tratamento, como técnicas de reprodução assistida.
Quando a cirurgia de reversão de vasectomia é escolhida, o paciente precisa seguir todas as orientações do pós-operatório e 15 dias depois ele realiza um exame de espermograma, que vai definir se sua fertilidade foi recuperada.
A recomendação é que antes de ser submetido a este procedimento, converse com sua parceira e faça um bom planejamento familiar. Também é fundamental buscar um profissional de alta competência para que o procedimento seja realizado com segurança e que haja mais chances de sucesso na recuperação da sua fertilidade.
Por isso, conte com o corpo clínico da Paih, um centro especializado na fertilidade masculina. Agende sua consulta!
Deixar um comentário