O que é ejaculação?
A ejaculação é um fenômeno neurológico, usualmente relacionado ao orgasmo, mediado pelos sistemas nervoso simpático e parassimpático e definida como a emissão do sêmen que é composto por secreção da próstata, vesículas seminais, glândulas periuretrais e espermatozoides vindos dos epidídimos. O gel branco tem como função transportar o gameta masculino (espermatozoide) do corpo do homem até o corpo da mulher durante a relação sexual, sendo assim fundamental para a reprodução.
Quais as causas da ausência da ejaculação?
As alterações da ejaculação são chamadas de disfunções ejaculatórias e podem ser causadas por:
- Doença neurológica
- Malformação congênita
- Sequela de infecção
- Sequela de cirurgia
- Alteração psíquica
Doenças neurológicas
O controle da ejaculação é feito pelo sistema nervoso autônomo, chamados de simpático e parassimpático. São fibras nervosas que não têm controle e funcionam no automático, por assim dizer. Elas são responsáveis por todo o mecanismo de acúmulo das secreções glandulares na uretra (canal da urina) e liberação no momento da ejaculação.
As alterações nestas fibras causam a ausência de ejaculação ou a ejaculação retrógrada (para dentro da bexiga, ao invés de sair para a uretra). Doenças como diabetes, neuropatias periféricas e sequela de trauma raquimedular (coluna) são exemplos de causas neurológicas. Nem sempre podemos agir e devolver a normalidade aos pacientes com doença neurológica e disfunção ejaculatória, restando nesses casos, buscar espermatozoides nos testículos e fazer bebê de proveta.
Malformações congênitas
As secreções que compõe o sêmen são depositadas na uretra através dos ductos ejaculatórios (canais de saída que se abrem no interior da uretra) e as malformações da linha média da próstata (cisto prostático) podem causar obstrução com diminuição do volume de sêmen (normal acima de 1,5 mL). Outra malformação é determinada por uma mutação no cromossomo 7 que pode causar defeito nos deferentes e vesículas seminais resultando em diminuição do ejaculado.
Sequela de infecção
Infecção na próstata (prostatite) pode resultar em fibrose e obstrução dos ductos ejaculatórios, também levando a diminuição do ejaculado.
Sequela de cirurgia
Cirurgias sobre a uretra e colo vesical (saída da bexiga) podem causar ejaculação retrógrada. Nesta situação o sêmen é ejaculado para dentro da bexiga.
Alterações psíquicas
A alteração mais rara é a anorgasmia, doença que impossibilita o orgasmo e pode ter causa psicológica ou determinada pelo uso de antidepressivos.
Se você tem alteração da ejaculação procure um Urologista para investigar a causa e verificar qual o tratamento específico.
Deixar um comentário