Novembro Azul é a campanha de conscientização sobre a importância do diagnóstico do câncer de próstata.

O câncer de próstata é importante?

Chamamos, de forma geral, o câncer de neoplasia. A neoplasia de próstata só tem menor incidência (aparecimento) que os tumores de pele, os carcinomas baso-celulares e os espinocelulares, daí sua importância. Falar de incidência no Brasil é difícil por falta de registro adequado, mas nos Estados Unidos são registrados aproximadamente 200.00 casos novos por ano da doença e aproximadamente 40 mil mortes/ano diretamente relacionadas ao câncer de próstata. No Brasil temos aproximadamente 28 casos por cada 100.000 homens.

Existe algum grupo mais propenso a ter a doença?

O câncer de próstata, também chamado de adenocarcinoma da próstata, incide mais em afro descendentes, caucasianos e por último nos orientais.

Os homens cujos pais ou irmãos tiveram a doença também têm maiores chances de desenvolver o câncer de próstata comparados aos homens sem esse antecedente.

Qual a importância do Novembro Azul?

A campanha serve para alertar os homens da necessidade de procurar um Urologista para fazer o diagnóstico precoce do câncer, uma vez que nos estágios iniciais a chance de cura é mais alta.

Como é feito o diagnóstico da neoplasia de próstata?

O diagnóstico do adenocarcinoma da próstata é feito através da dosagem do antígeno prostático específico (PSA), do toque retal e da biópsia de próstata nos casos suspeitos.

O PSA é uma proteína produzida pela próstata e que aumenta nos casos de câncer. Não é 100% eficaz, mas levanta a suspeita. Os valores do PSA variam com a idade, vejam os valores normais para idade:

  • 40-49 anos <2,5
  • 50-59 anos <3,5
  • 60-69 anos <4,5
  • Acima de 70 anos   <6,5

Através do toque retal o médico consegue palpar a próstata e sentir suas características. A presença de nódulos, áreas endurecidas ou irregulares faz a suspeita da doença.

Nos casos em que existe suspeita a biópsia guiada por ultrassonografia, confirma o diagnóstico através do exame do padrão celular de fragmentos (pedaços) retirados na biópsia.

Em casos de dúvida podemos usar a ressonância magnética nuclear, realizada com técnica específica e que auxilia no diagnóstico.

Procure um Urologista, informe-se e cuide de sua saúde. Entre em contato conosco!