A Organização Mundial de Saúde define a saúde sexual como um processo contínuo de bem estar físico, psicológico e sociocultural relacionado com a sexualidade.
O conceito de desejo sexual é subjetivo e envolve a vontade, pulsão em ter ou envolver-se em atividade sexual. O conceito mais amplo de desejo envolve a energia vital inerente ao Ser Humano que o move e motiva a buscar a satisfação de suas vontades, no caso do desejo sexual, a satisfação sexual.
Desejar é natural ao ser humano e o move, motiva e incentiva a interagir com outras pessoas, deixar de desejar é uma alteração importante e com diversas causas.
Quais são os transtornos do desejo sexual?
O desejo é a primeira fase da interação sexual , seguido pela excitação e orgasmo, daí a importância do desejo como fator desencadeante e mantenedor de uma vida sexual realizada e saudável.
Os transtornos do desejo são:
- Desejo hiperativo
- Desejo hipoativo
Todos os transtornos podem causar disfunção de relacionamento ou alterações de comportamento que levam ao mal estar pessoal ou social.
O desejo hipoativo representa uma queixa muito comum nos consultórios e é responsável pelo declínio na saúde sexual masculina. Essa alteração é comum aos dois sexos. Nas mulheres está mais relacionada com a dificuldade de excitação e obtenção do orgasmo e nos homens com a disfunção erétil.
Qual a forma e quando procurar o diagnóstico dos transtornos do desejo sexual?
O diagnóstico do desejo hipoativo é clínico, baseado na baixa motivação para a atividade sexual e pouca frustração frente a privação da expressão sexual.
O diagnóstico deve ser motivado por desconforto pessoal ou conflito com a parceira e envolve:
- Caracterização de objeto (somente pela atividade sexual ou nas atividades em geral);
- Caracterização de início (tempo de sintoma);
- Caracterização de situação (relação sexual ou masturbação);
- Associação ao parceiro/a ou independe do parceiro(a).
Quais as causas dos transtornos do desejo sexual?
A desmotivação e desinteresse por atividade sexual podem ser causados por distúrbios psicológicos (como nos casos de depressão), disfunções orgânicas que limitem a atividade sexual (como nos casos de doença cardíaca ou pulmonar avançada) ou sócio comportamentais (relacionamentos conflitantes ou socialmente não aceitos).
Como tratar o transtorno de desejo?
O passo fundamental é identificar o fator principal da causa e atuar diretamente sobre ele, porém, dada a existência frequente de mais de um fator, é recomendada a avaliação orgânica e psicológica com intervenção múltipla.
Procure auxílio e orientação adequada, para o correto diagnóstico e tratamento, são as recomendações da equipe do PAIH. Entre em contato!
Miajude nao sei o que fazer
Eu amo a minha esposa mais não sinto desejo por ela
Ela pode passar nua na minha frente mais não sinto nada
Dormimos abraçados mais não sinto nada
Não sei o que fazer