Preservação da Fertilidade

A fertilidade é a capacidade de nos reproduzirmos a partir de uma relação sexual. Para que essa condição exista é necessária a integridade física de um casal, que possibilita a produção normal de gametas (óvulos e espermatozoides), a interação normal entre eles (fertilização) e o desenvolvimento do embrião no útero materno. A preservação da fertilidade masculina começa na adoção de práticas que previnam a obesidade, a exposição a drogas e, de forma mais difícil, a exposição aos elementos ambientais como a poluição.

Preservação da fertilidade no ponto de vista clínico

Do ponto de vista clínico devemos pensar em preservar a fertilidade sempre que existir a chance de perder ou prejudicar a produção de espermatozoides como em homens que serão submetidos à quimioterapia ou radioterapia, trabalhadores em funções com risco ocupacional (indústria química, exposição à radiação), candidatos à vasectomia e pacientes que serão submetidos à cirurgia de próstata sem filhos. Destas situações a mais frequente é a preservação antes da quimio/radioterapia.

Fatores que Influenciam a Fertilidade

Fatores que podem afetar a produção de espermatozoides e interferir na fertilidade são:

  • Hábitos de vida (obesidade, tabagismo e drogas recreativas),
  • Fatores ambientais (pesticidas agrícolas, químicos industriais e exposição a hormônios),
  • Doenças e medicamentos (tumor de testículo, Linfoma de Hodgkin’s, Leucemia Linfoide Aguda, quimioterapia, radioterapia e anabolizantes esteroides);

Um dos avanços da medicina reprodutiva está exatamente na preservação da fertilidade do homem, através de técnicas de criopreservação ou congelamento de sêmen, que tornou possível aos pacientes manterem acesa a esperança de se tornarem pai algum dia. O método de preservação baseia-se na criopreservação (congelamento) em nitrogênio líquido de espermatozoides obtidos por masturbação ou por método alternativo de coleta (recuperação de espermatozoides do epidídimo ou do testículo). As amostras obtidas são mantidas em banco de sêmen para uso futuro associado ao uso de técnica de reprodução assistida (fertilização “in vitro”). Antes da criopreservação é necessária a avaliação da presença de doenças infecciosas (AIDS, hepatite, retrovirose) por determinação da ANVISA para segurança biológica das amostras. Com a melhora dos resultados nos tratamentos de câncer e a sobrevivência dos pacientes, a preservação da fertilidade passa a ser um dos objetivos do tratamento global dos homens com câncer. Se quiser saber mais sobre a preservação da fertilidade e as técnicas de criopreservação, fale com nossa equipe médica, e veja as possibilidades do homem gerar filhos naturais no futuro, com a ajuda de técnicas de reprodução assistida.

Homens que tiverem risco de perder ou prejudicar a produção de espermatozoides, como os que serão submetidos à quimioterapia ou radioterapia; trabalhadores em funções com risco ocupacional (como indústria química ou exposição à radiação); candidatos à vasectomia; pacientes que serão submetidos à cirurgia de próstata e ainda não tenham filhos.
Antes do paciente se submeter à primeira sessão de realização de quimio/radioterapia, ou estar exposto aos riscos previstos.
Os espermatozoides são colhidos por masturbação ou por método alternativo de coleta (recuperação de espermatozoides do epidídimo ou do testículo) em seguida criopreservados (ou congelados) em nitrogênio líquido, se preservando por anos. As amostras obtidas são mantidas em banco de sêmen para uso futuro, e ao ser utilizado será em conjunto com o uso de técnica de reprodução assistida (fertilização “in vitro”). Por avaliados determinação da ANVISA o paciente é testado quanto a existência de doenças infecciosas (AIDS, hepatite, retrovirose), para segurança biológica das amostras.
Preservação da Fertilidade

Indicações

A criopreservação do sêmen é normalmente realizada em homens que serão submetidos à quimioterapia ou radioterapia, devido a câncer de testículo, linfoma, leucemia ou outro tipo de tumor.

  • A possibilidade de se criopreservar (congelar) o sêmen é indicada nos seguintes casos:
  • Antes da cirurgia de remoção de testículo,
  • Antes do inicio do tratamento de quimio ou radioterapia,
  • Pré-vasectomia e doenças que utilizem terapias imunossupressoras
  • Lúpus e artrite reumatoide,
  • Homens com profissões de alto risco para a fertilidade (ex.: mergulhadores)
  • Homens expostos a produtos químicos, agrotóxicos, pesticidas e radiações ionizantes.

Filhos naturais

A preservação da fertilidade é possível com as técnicas de criopreservação, possibilitando ao homem gerar filhos naturais no futuro, com a ajuda de técnicas de reprodução assistida.

Preservação da Fertilidade