O que é infertilidade?
Infertilidade conjugal é definida por ausência de gravidez após 12 meses de relações sexuais sem contraceptivos.
Principais Causas da Infertilidade Masculina
As causas de infertilidade masculina são divididas basicamente em três grandes categorias: pré-testiculares, que envolvem sistemas hormonais não relacionados ao testículo propriamente dito, testiculares, envolvendo as estruturas testiculares, e pós-testiculares, envolvendo os canais de transporte de sêmen.
– Causas pré-testiculares:
As causas pré-testiculares envolvem problemas congênitos (presentes desde o nascimento), ou condições adquiridas durante a vida, do hipotálamo, hipófise ou órgãos periféricos que tenham alterado o eixo hipotálamo-hipófise, ou seja, a comunicação entre essas duas áreas cerebrais.
Essas áreas são responsáveis pela liberação de importantes hormônios que controlam a capacidade reprodutiva do homem, e quando afetadas, podem gerar infertilidade.
– Causas testiculares:
As causas testiculares de infertilidade masculina podem ser genéticas ou não.
Causas genéticas envolvem síndromes de alterações cromossomiais, que afetam os testículos, epidídimos ou deferentes como na Agenesia Congênita Bilateral dos Vasos Deferentes (ACBVD).
A insuficiência testicular de origem não genética pode ser idiopática, ou seja, sem causa definida – cerca de 50% dos casos, mesmo com uma investigação adequada e profunda – ou adquirida por causas externas. Essas são as causas mais comuns de infertilidade masculina em indivíduos adultos. Das causas externas, temos:
- Varicocele: dilatação de veias do plexo pampiniforme, que é a causa mais importante de infertilidade masculina por ser a mais frequente e passível correção.
- Trauma: segunda causa mais comum de infertilidade adquirida.
- Criptorquidia, quando o testículo não desce, acomete cerca de 2-5% dos recém-nascidos e 08% dos homens com infertilidade.
- Quimioterapia e radioterapia.
- Orquite viral: causada por vírus, dentre eles o da caxumba.
- Uso excessivo de álcool, cigarro, cafeína e maconha: as drogas tem uma relação muito forte com a infertilidade, sendo o fator causal evitável mais importante nesses casos.
– Causas pós-testiculares:
Os problemas pós-testiculares abrangem problemas de transporte dos espermatozoides. Novamente, podem ser congênitos ou não. Dentre as causas congênitas estão a ACBVD e a obstrução dos ductos ejaculatórios (muito rara).
A causa mais comum é a vasectomia usada como método contraceptivo por aproximadamente 06% dos casais no mundo e que apresenta um taxa de arrependimento em torno de 05%, por troca de parceira.
O que fazer em caso de infertilidade?
Uma avaliação precisa e adequada é fundamental para um tratamento de sucesso, por isso é muito importante que o casal procure o profissional adequado para avaliação criteriosa de cada caso, pois nenhuma das condições acima mencionadas é causa certa de infertilidade, da mesma forma que diversas combinações de fatores podem levar ao quadro.
Deixar um comentário