Diagnóstico de varicocele

O diagnóstico de varicocele é clinico e simples. Consiste na inspeção e palpação dos elementos do cordão inguinal na bolsa testicular em ambiente, com a temperatura confortável, com o paciente em posição ortostática em repouso e com a associação de técnicas médicas. Nessas condições o médico pode procurar ver ou palpar as veias dilatadas.

A varicocele pode ser classificada em:

  • Varicocele em grau III (quando é visível).
  • Varicocele em grau II (palpável).
  • Varicocele em grau I (palpável com o método Valsalva).
  • Além da presença da varicocele observa-se o tamanho dos testículos e sua consistência, sempre estabelecendo uma comparação com o testículo contra lateral.

Outro exame que auxilia o diagnóstico é a ultrassonografia com a utilização de Doppler.

Na avaliação diagnóstica de pacientes púberes ou pré-puberes é importante verificar também a maturidade sexual, uma vez que esse é um fator a ser considerado na indicação do tratamento.

Tratamento para varicocele

A varicocele pode ser explicada como a formação de varizes nas veias na região da bolsa escrotal, local onde estão alojados os testículos. Como consequência, a dilatação dessas veias pode provocar alterações na quantidade e qualidade de espermatozoides produzidos, provocando a infertilidade do homem. Atualmente a varicocele é reconhecida como principal causa tratável de infertilidade masculina.

Quer saber mais sobre varicocele? Assista o vídeo abaixo ou clique aqui e confira a página do tratamento para varicocele.