A principal pergunta dos pacientes é: com este exame eu posso ser pai ou eu tenho infertilidade masculina?

Esta pergunta simples não é nada fácil de responder e vamos explicar a razão.

  1. Ser fértil é um conceito que depende de um processo composto de várias etapas iniciando em corpos separados (produção dos gametas- óvulos e espermatozoides), passando por uma interação entre essas duas células no corpo da mulher (fecundação do óvulo com formação do pré-embrião), desenvolvimento do pré-embrião até que ele se fixe ao útero materno e se desenvolva.
  2. Infertilidade é uma doença de definição clínica, ou seja, é a incapacidade do casal em obter a gestação após 12 meses de relação sexual sem contraceptivos.

Associando esses dois conceitos, entendemos que não exista um exame específico de infertilidade masculina, mas um conjunto de avaliações clínica e laboratorial que diagnostica a doença.

A importância da avaliação clínica no diagnóstico de infertilidade masculina

A consulta, ou avaliação clínica é fundamental, uma vez que a definição da doença é clínica, o sintoma principal é a incapacidade de obter a gestação, dessa forma sem o sintoma não podemos dizer que exista infertilidade.

Na avaliação clínica pesquisa-se a causa da infertilidade, sendo essa pesquisa baseada nos antecedentes e sinais, no exame físico, de doenças que causam infertilidade.

Espermograma

O espermograma ou análise seminal verifica em uma amostra de sêmen a qualidade dos espermatozoides, mas só é conclusivo como exame de infertilidade masculina quando o resultado for azoospermia (ausência de espermatozoides), pois nesse caso não existe a possibilidade do homem ser pai por meio natural (na relação sexual).

Quais sãos os outros exames de infertilidade masculina?

Na dependência da qualidade seminal e do exame físico estendemos a avaliação para avaliação genética, hormonal e exames de imagem que chamamos de exames adicionais.

O que está incluído no exame de infertilidade masculina?

A avaliação de infertilidade masculina deve incluir:

  1. História Clínica
  2. Exame físico
  3. Espermograma
  4. Exames adicionais

Aqui na PAIH você consulta nossos especialistas e tira todas as suas dúvidas sobre os exames de infertilidade masculina; estamos à sua disposição.

Acesse e conheça os tratamentos para fertilidade!