Dados mundiais mostram que 15% dos casais que desejam engravidar acabam não conseguindo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 40% dos casos são por conta de problemas com a fertilidade masculina.
São diversas as causas que podem afetar a fertilidade do homem: varicocele, disfunções hormonais, infecções, tabagismo, alcoolismo, estresse, poluição, má alimentação, obesidade. No entanto, para chegar a um real diagnóstico, o casal precisa estar tentando engravidar de forma natural há mais de um ano e consultar um médico especialista para entender as reais causas.
Muitos desses problemas com a fertilidade do homem podem ser tratados e, em muitos casos, revertidos.
Como é diagnosticada a infertilidade masculina?
Em consulta médica, após alguns exames clínicos e laboratoriais, o médico será capaz de dar o diagnóstico.
Esse diagnóstico é feito para se identificar as causas reversíveis de infertilidade, pois assim o tratamento terá a melhor relação de custo e pode devolver a autonomia reprodutiva do casal.
Principais causas da infertilidade masculina
Varicocele
A varicocele é a causa mais frequente de infertilidade masculina. O problema consiste na dilatação de veias (varizes) na região do cordão inguinal, na bolsa testicular. Essas varizes fazem com que haja uma alteração na quantidade e qualidade dos espermatozoides. a varicocele é assintomática, na maioria das vezes.
O tratamento é por meio de cirurgia ( Subinguinal Microcirúrgica), pois apresenta menor índice de recidiva, complicações e pós-operatória.
A varicocele corresponde a 40% dos casos de infertilidade masculina primária e 80% dos casos de infertilidade masculina secundária.
Causas genéticas
Outro fator que também pode comprometer a fertilidade masculina são fatores genéticos, que podem causar a perda de qualidade, redução da quantidade ou, até mesmo, a ausência de espermatozoides no sêmen.
Causas infecciosas e/ou cirúrgicas
Quando o homem possui em seu histórico cirurgias ou até mesmo algumas doenças infecciosas, como caxumba, isso pode afetar sua fertilidade. Esses casos podem causar a obstrução dos ductos, impedindo a passagem dos espermatozóides.
Hábitos e traumas
Em outros casos, o homem também pode ter a sua fertilidade comprometida por conta de seus hábitos – como tabagismo, obesidade, exposição a ambientes tóxicos por longos períodos e, até mesmo, traumas sofridos na região.
É importante que o casal que tenha dificuldades em engravidar de forma natural, após um ano de tentativas, vá em busca de ajuda médica para a investigação e tratamento. Aqui na Paih, somos especializados no tratamento de infertilidade masculina, com uma equipe multidisciplinar pronta para te ajudar.
Dentre os tratamentos para fertilidade masculina disponíveis na Paih estão congelamento de sêmen, preservação da fertilidade, reprodução assistida, reversão de vasectomia, tratamento para varicocele, além de tratamentos relacionados à dificuldade de relação sexual.
Marque a sua consulta e realize o sonho de aumentar a família!
Deixar um comentário