A cirurgia robótica pode ser considerada uma evolução da cirurgia minimamente invasiva laparoscópica. A principal vantagem e diferença da cirurgia robótica é que o robô permite que o cirurgião tenha uma visão tridimensional e com total mobilidade de movimentos, mesmo em espaços muito pequenos.
Todos estes avanços tecnológicos são feitos para o benefício do paciente.
Quais as vantagens da cirurgia minimamente invasiva?
- Menos invasiva
- Menor sangramento
- Recuperação mais rápida do paciente
- Menor tempo de internação
- Melhor resultado estético
Porque escolher a cirurgia robótica?
- Maior precisão em locais de difícil acesso ( por exemplo nas cirurgias para retidada da próstada)
- Melhor ergonomia para o cirurgião
- Visão tridimensional
- Tendência a resultados funcionais melhores
Mas quem opera é o robô ou o cirurgião?
O robô não faz nada sozinho. O cirurgião controla a cirurgia dentro de um console e todos os movimentos dos braços do robô.
Quando podemos usar a cirurgia robótica?
Diversas áreas médicas estão usando a cirurgia robótica . A urologia é uma das grandes beneficiadas com a introdução da cirurgia robótica.
Na urologia quais procedimentos utilizam a cirurgia robótica?
Praticamente todos os procedimentos podem usar esta tecnológica porém o grande uso são nas cirurgias de próstatas e nas cirurgias renais.
Prostatectomia robótica é segura?
A cirurgia para câncer de próstata (prostatectomia radical) é o principal uso da cirurgia robótica. Isso se deve ao fato de que o câncer de próstata é muito frequente em homens e a sua localização em uma região de difícil acesso. Nos Estado Unidos a prostatectomia robótica corresponde a mais de 90% dos procedimentos realizados para câncer de próstata, sendo um procedimento muito seguro com resultados favoráveis tanto do ponto de vista oncológico quanto a resultados funcionais.
E o futuro o que esperar?
Com certeza a cirurgia robótica irá fazer parte do arsenal de tratamento dos pacientes e os custos estão diminuindo drasticamente e os benefícios são inquestionáveis.
Sendo assim, cada paciente deve ser analisado de forma individual pelo urologista, e nos caso indicados a cirurgia robótica irá trazer maior segurança e melhores resultados no pós operatório.
Deixar um comentário