Com a implementação dos programas de diagnóstico precoce do câncer de próstata sua descoberta aumentou nas últimas décadas, o estágio da doença por ocasião do diagnóstico diminuiu (doença menos grave), a idade média de descoberta diminuiu em dez anos e novas técnicas cirúrgicas para o tratamento foram descritas e aprimoradas.

Dentre as diferentes modalidades de tratamento a abordagem cirúrgica continua tendo um importante papel, sendo as principais:

  • Cirurgia aberta (convencional)
  • Cirurgia laparoscópica
  • Procedimento robótico

Em constante evolução, cada uma dessas técnicas possui suas peculiaridades com pontos positivos e negativos.

A cirurgia aberta (convencional) tem como principal desvantagem um maior tempo de recuperação, internação e maiores chances de sangramento. No meio médico é um método ainda muito utilizado e sua principal vantagem é o menor custo.

A cirurgia laparoscópica é um procedimento minimamente invasivo, que apresenta menor sangramento, menor tempo de hospitalização e uso de analgésicos no pós-operatório. Por ser um procedimento que necessita de treinamento em técnica laparoscópica, seu uso não é tão difundido no meio médico. Possui assim algumas vantagens em comparação com a cirurgia aberta e é uma alternativa à cirurgia robótica.

Já o procedimento robótico é uma evolução da cirurgia laparoscópica, sendo também um procedimento minimamente invasivo, em que o cirurgião com auxílio do robô consegue ter uma melhor imagem e um refinamento da técnica cirúrgica. O seu principal ponto negativo é o alto custo e complexidade. Suas vantagens são menor sangramento, tempo de hospitalização, retorno às atividades cotidianas mais rapidamente e menor uso de analgésicos no pós operatório.

Desta forma, tanto a cirurgia aberta quanto a robótica são bons procedimentos cirúrgicos e do ponto de vista oncológico ambos são comparáveis. Muitos estudos estão sendo feitos para avaliar a questão sexual e da incontinência urinária, porém com resultados inconclusivos até o momento.

O grande limitador da cirurgia robótica ainda é seu custo, porém esse vem diminuindo à medida que o número de hospitais com esse recurso vem aumentando. A tendência no futuro é que o número de cirurgias robótica aumente em nosso meio.

Todo paciente com câncer de próstata que necessite se submeter a uma intervenção cirúrgica deve ser orientado dos pontos positivos e negativos de cada método, para que em conjunto com seu médico possam definir o melhor tratamento.

Consulte sempre seu médico urologista para saber mais sobre as alternativas de tratamento que melhor se adequem a seu caso.

Por Dr. Eduardo Lopez Mazzucato